Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FEIRA AGROPECUÁRIA

Governo estimula atividades produtivas durante evento na região do Baixo Amazonas

Por Redação - Agência PA (SECOM)
10/08/2017 00h00

Apoiar e estimular as atividades produtivas em todas as regiões do estado. Esses são dois importantes objetivos do Governo do Pará, que neste ano montou uma base física no Parque de Exposições Alacid Nunes, durante a 40ª Feira Agropecuária e Agroindustrial do Baixo Amazonas, que iniciou na noite desta quarta-feira, 9, em Santarém, no oeste do estado. O evento, que vai até o dia 15, é organizado e promovido pelo Sindicato Rural de Santarém (Sirsan) e movimenta a economia local e regional, atraindo centenas de visitantes. A programação é diversificada com palestras, atrações culturais, exposições de produtos, leilões de gado, assistência técnica aos produtores rurais, fomento ao crédito e outras importantes atividades.

Nesta edição, o Governo do Estado está presente com um estande na área de exposições, reunindo importantes órgãos de sua estrutura administrativa e que estão diretamente ligados ao desenvolvimento e incentivo das atividades produtivas: Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), Secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) e Banco do Estado do Pará (Banpará).

Entre os órgãos do estado envolvidos está a Emater, que participa do evento desde as primeiras edições. “É importante estarmos presentes para a divulgação de novas tecnologias, novos conhecimentos que são desenvolvidos através da pesquisa. Temos trazido tudo isso ao longo dos anos para que seja divulgado, principalmente, aos produtores rurais para que possam aplicar em suas propriedades e, a partir daí melhorar o desenvolvimento rural em nossa região”, frisou o gerente regional da Emater, Rosivaldo Colares.

Para proporcionar maior segurança ao produtor, a Adepará estará presente, visando garantir condições satisfatórias nas operações de compra e venda de animais ou espécies de origem vegetal. “O foco principal da Adepará, dentro da Feira Agropecuária, é garantir ao produtor rural que venha a adquirir seu produto, seja de espécie animal ou vegetal, e que vai levar algo de qualidade e isento de doenças para produzir da melhor forma em sua propriedade”, informou o gerente regional da Adepará, André Reale.

Os órgãos do Sistema de Segurança Pública do Estado na região – Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil – atuarão de forma integrada com o Sindicato Rural de Santarém, Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Saúde e uma empresa terceirizada de vigilância para garantir a tranquilidade do público visitante. Além disso, para impulsionar as atividades produtivas, o Banpará orientará os produtores sobre o Crédito Rural, disponibilizando diversas linhas de financiamento adequadas às necessidades dos produtores do Baixo Amazonas, que desejam investir em sua propriedade e aumentar a sua produção, oferecendo condições atrativas e especiais.

Além do estímulo às atividades produtivas, a Codec estará à frente da palestra “Oeste paraense como destino para negócios. Oportunidades, desafios e perspectivas”, que será ministrada pelo seu presidente, Olavo das Neves, na segunda-feira, 14, às 18h, no estande do Governo. A expectativa dos organizadores é que a edição deste ano movimente mais de R$ 40 milhões em novos negócios e que 180 mil pessoas visitem a área de exposição do Parque Alacid Nunes, durante os sete dias de evento. 

Texto: Samuel Alvarenga, correspondente em Santarém