Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INCLUSÃO

TerPaz levará esporte, cursos e consultorias ao bairro da Cabanagem

Por Marta Brasil (SEAC)
19/07/2019 18h58

Na próxima segunda-feira (22), o Programa Territórios pela Paz (TerPaz), desenvolvido pelo Governo do Pará, vai levar políticas públicas para o território da Cabanagem. Serão realizadas ações de esporte e lazer, dança e ginástica para a terceira idade, curso de informática, palestras sobre saúde, negócios, educação financeira, prevenção de acidentes, primeiros socorros, cadastros para crédito, consultoria do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e outras atividades.

Moradores da Cabanagem receberão mais benefícios do TerPaz A programação ocorrerá das 8h30 às 17 h, concentrada na Escola Estadual José Valente Ribeiro e no Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão). Haverá, ainda, a inauguração do Polo de Inclusão ParáPaz na Cabanagem.

O Programa Territórios pela Paz é uma estratégia do Estado para reduzir os índices de violência registrados no Pará. Alia ações de políticas de segurança com projetos de promoção da cidadania, buscando atingir as causas que levam à violência. O TerPaz vai beneficiar sete bairros considerados de grande vulnerabilidade social na Região Metropolitana de Belém: Guamá, Jurunas, Terra Firme, Benguí e Cabanagem (em Belém), Icuí (em Ananindeua) e Nova União (em Marituba). O objetivo é criar oportunidades para os jovens e demais moradores, evitando que se tornem presa fácil do crime organizado.

O bairro da Cabanagem foi incluído no programa por apresentar elevados índices de vulnerabilidade social e por ser um local onde a população tem várias formas de organização social.

Ações previstas para os dias 22 e 23 - segunda e terça-feira:

Corpo de Bombeiros: Escovódromo (oficinas de escovação)
Palestras: Acidentes domésticos; Prevenção e combate a incêndio; Atendimento Pré-Hospitalar (primeiros socorros); Programa Escola da Vida (rapel, arborismo (escalada em árvores) / nós e amarrações / tirolesa simples.
Local: 27º GBM, no Mangueirão) - das 8 às 12 h

Sebrae/Sedeme/CredCidadão: Orientação empresarial (formalização e cadastro de empresas - CNPJ/regularização de CNPJ/alteração de dados de CNPJ/baixa de empresa (desativação do CNPJ)
Local: E.E.E.M. José Valente Ribeiro - das 09 às 17 h
Palestras: MEI - formalização de empresas, das 09 às 10h30, e Boas Práticas para os Empreendedores dos Pontos de Açaí - das 10h30 às 12 h
Oficinas: Educação Financeira, das 15 às 16h30, e Como vender mais e melhor
Local: E.E.E.M. José Valente Ribeiro - das 10h30 às 12 h
Palestra: Linha de crédito para o MEI – das 15 às 16h30

Fundação ParáPaz: Inclusão Digital: curso de Informática Básica/Navegação na internet e pacote office; Oficinas de capacitação sobre assuntos e uso das TICs; Oficinas de alfabetização digital; Oficinas de criação de site, e-mail, programas e games.
Início das turmas: dia 22/07
Local: Polo de Inclusão ParáPaz Cabanagem - E.E.F.M Prof. José Valente Ribeiro - das 8h30 às 09h30 / 10 às 11h30

Secretaria de Esporte e Lazer: Dança e ginástica para a terceira idade, xadrez educacional, basquete, futsal, jogos lúdicos, tênis de mesa, voleibol, e outras atividades para jovens e crianças; mediação de conflitos destinados a professores, alunos e técnicos; Escola da Paz.
Primeira turma inicia no dia 22 de julho
Local: Polo de Inclusão ParáPaz Cabanagem - E.E.F.M Prof. José Valente Ribeiro – das 09 às 11 h

Seduc: Realização de jogos de futsal. Equipes podem ser formadas na hora, inscrições no mesmo dia, na diretoria da escola.
Local: E.E.E.M. José Valente Ribeiro

Sespa: Palestra educativa e preventiva sobre saúde bucal para grávidas
Tema: "Dúvidas frequentes das futuras mamães durante a gravidez"
Palestrantes: Médicas Alessandra Amaral e Marilda Braga.
Distribuição de kits de higiene bucal para mães e crianças (escovas, adulto e infantil, creme e fio dental)

Fundação Cultural do Pará: Biblioteca itinerante (ações nos dias 22, 23 e 24 de julho)
Nos dias 22 e 24, pela manhã
Dia 23, à tarde - Teatro de Bonecos
Dia 23, pela manhã - Oficinas criativas: Arte Urbana - grafite; brinquedos com material reciclado; aquarela; bonecos em material alternativo.
Local: E.E.E.M. José Valente Ribeiro

Seaster/Banpará: Intermediação de mão de obra / Sine, orientação para microcrédito e empreendedorismo / Crédito Empodera (parceria com Banpará), cadastro de artesãos.
Local: E.E.E.M. José Valente Ribeiro – das 8 às 13 h