Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ENCCEJA

Seduc garante suporte técnico para moradores das ilhas

Por Redação - Agência PA (SECOM)
10/08/2017 00h00

Moradores de ilhas localizadas na Região Metropolitana de Belém querem fazer o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja),  que acontecerá em outubro.  Neste sábado (12), técnicos da Coordenadoria de Educação de Jovens e Adultos -Ceja, vinculada à Secretaria Adjunta de Ensino (Saen), ajudarão os candidatos a fazer a inscrição pela internet.

Na última terça-feira, 8, eles receberam informações de técnicos da Seduc. Participaram  de uma reunião, na Ilha de Maracujá  com líderes das comunidades das ilhas  Maracujá,  Jussara, Papagaio, pertencentes ao município do Acará, e das ilhas Murutucum, Combu e Ilhas das Várzeas, do município de Belém. Todas ficam no Rio São Benedito, distantes da capital cerca de 20 minutos.

Quem pode participar

O exame do Encceja é um conjunto de quatro provas realizadas em um único dia.  Para ser aprovado, o candidato precisa obter 100 pontos por matéria, no mínimo (a escala vai de 60 a 180 pontos); cada prova tem 30 questões e é necessário acertar 10 questões no mínimo.

Podem participar do exame, adultos e jovens com idade mínima de 15 anos que desejam obter a certificação no Ensino Fundamental. Quem precisa da certificação do Ensino Médio, a idade mínima deve ser 18 anos.

Seduc ajudará nas inscrições

Na inscrição, que é feita exclusivamente pela internet; o formulário não pode deixar de ser preenchido completamente, sob risco de inviabilizar a participação na prova.

Somente na ilha de Maracujá há cerca de 300 famílias. Sobrevivem da pesca e da extração do açaí. Milton Santos, líder comunitário, é um dos moradores dessa ilha e quer fazer o exame do Enceeja, dia  22 de outubro . Ele reconhece que a falta de certificação escolar é um obstáculo para o crescimento da economia local. “Temos o conhecimento prático do manejo do açaí, mas para obtenção de incentivos do governo  e financiamento privado, precisamos elaborar projetos; temos conhecimento de como fazê-lo, mas sem a certificação escolar não podemos assinar os projetos”, explicou Milton, que estudou até o 3º ano do Ensino Médio, faltando-lhe apenas duas disciplinas para conseguir o certificado. Ele diz que, igual a ele, outros moradores idealizam ir adiante nos estudos e, por isso, a comunidade pretende pleitear à Seduc a implantação de cursos técnicos na região das ilhas.

A coordenadora da Ceja, Núlcia Azevedo,  explicou aos ilhéus  que quem já tem aprovação em algumas das áreas de conhecimento do Ensino Médio regular, ou por meio da Prova Brasil (Exame Nacional do Ensino Médio - Enem),  não precisará fazer a prova do Encceja para a respectiva área. “O candidato precisa assinalar, na inscrição, qual a área carente de certificação” – explica a técnica.

Encceja  é uma  nova chance

Na região das ilhas, as histórias do abandono dos estudos se repetem pelas mais diversas razões, entre elas a falta de tempo ou de transporte. Everton Pinto, 38, que trabalha no extrativismo do açaí, abandonou os estudos no 8º ano do Ensino Fundamental em 1999, é um dos que pretende fazer o exame. Ele diz: “Tive de trabalhar e não priorizei os estudos, mas agora vou correr atrás, pois está fazendo falta a certificação. E fico muito feliz por ter essa oportunidade”.

A última edição da prova do Encceja, realizada em 2014, teve 2.630 inscritos no Pará. Neste ano, a prova seria realizada no segundo domingo de outubro, dia do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém, mas foi transferida depois de um apelo da Secretária Ana Cláudia Serruya Hage, com o apoio dos deputados Márcio Miranda e Hélio Leite . O Ministério da Educação acatou a sugestão de mudança da data e a prova será realizada, em todo o país, no próximo dia 22.

O Ministério da Educação vai publicar editais específicos para a realização do exame de adultos submetidos a penas privativas de liberdade, e de adolescentes que estão cumprindo medidas socioeducativas que incluam privação de liberdade, além de candidatos brasileiros, que moram no exterior.

No Pará, as provas serão realizadas  nas sedes dos seguintes municípios,: Abaetetuba, Abel Figueiredo, Altamira, Ananindeua, Belém, Bragança, Breves, Cametá, Capanema, Castanhal, Conceição do Araguaia, Goianésia do Pará, Igarapé-Açu, Itaituba, Marabá, Marituba, Monte Alegre, Novo Repartimento, Óbidos, Oriximiná, Parauapebas, Piçarra, Prainha, Redenção, Salinópolis, Santa Isabel do Pará, Santarém, São Miguel do Guamá, Tomé-Açu, Tucuruí e Xinguara.

Os interessados só poderão se inscrever pela internet, no seguinte endereço: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/primeiroAcesso. O prazo de inscrição encerrará no dia 18 deste mês.

Veja o edital do exame no site http://portal.inep.gov.br/encceja