Festival em Ilhéus será vitrine para cacau, chocolate, joias e flores do Pará
O chocolate é a grande estrela do "Chocolat Bahia 2019", que será aberto nesta quinta-feira (18), prosseguindo até domingo (21), no Centro de Convenções de Ilhéus, um dos mais importantes municípios da Bahia e grande produtor de cacau. O Governo do Pará é parceiro do evento, por meio das secretarias estaduais de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), que já têm tudo pronto para fazer do festival baiano a vitrine do cacau e do chocolate paraense, além de flores e joias produzidas no Pará.
Coordenadora de Mercado da Sedeme, Luciana Centeno, disse que a missão oficial do Pará leva ao evento em Ilhéus produtores de cacau, empreendedores dos segmentos do chocolate e de flores e joias, que assinam produtos com a marca Pará-Amazônia. O objetivo é atrair a atenção de investidores e ampliar a promoção do turismo e da cultura paraense, com ênfase na economia criativa.
Chocolates, joias, flores e toda a saborosa diversidade do cacau paraense serão atrações do Festival em IlhéusO evento será aberto oficialmente no dia 18, mas desde terça-feira (16) a missão oficial do Pará, com os técnicos estaduais e representantes dos segmentos econômicos envolvidos, já participam de intensa programação técnica, que inclui visitas a fazendas e empresas baianas, nas quais conhecem tendências atuais e novos modelos de negócios.
Divulgação - "Além do atendimento direto ao público, levamos vasto material de divulgação sobre os diferenciais dos produtos paraenses. Nosso estande institucional foi concebido para atrair empresários, representantes governamentais e possíveis instituições parceiras. Estaremos à disposição, tudo em nome da divulgação das potencialidades do Estado do Pará'', afirmou Luciana Centeno.
A participação da missão do Governo do Pará no evento pretende, também, dar visibilidade ao VI Festival Chocolat Amazônia 2019 e ao Flor Pará, que serão realizados de 19 a 22 de setembro, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém.
Além da Sedap e Sedeme, estão envolvidas as secretarias estaduais de Turismo (Setur) e Cultura (Secult); o Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) - que gerencia o Polo Joalheiro do Pará; a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec); o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/Pará) e a Fundação Cultural do Pará (FCP).
Serviço: Lista de festivais para o segundo semestre de 2019, em Belém:
Mini Festival de Dia dos Pais - dias 09, 10 e 11 de agosto, no Espaço São José Liberto (que abriga o Polo Joalheiro)
VI Festival Chocolat Amazônia 2019 e Flor Pará - de 19 a 22 de setembro, no Hangar
Mini Festival do Círio de Nazaré - dias 4, 5 e 06 de outubro, no Espaço São José Liberto
Mini Festival de Natal - dias 06, 7 e 8, e ainda 13, 14 e 15 de dezembro, no Espaço São José Liberto