Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MAIOR POTÊNCIA

Novo equipamento do sistema de água já abastece nove bairros em Santarém

Por Tayná Horiguchi (COSANPA)
12/07/2019 18h22

Após quatro dias de trabalho intenso foi instalado o novo equipamento que vai oferecer mais segurança e confiabilidade ao sistema de água que abastece nove bairros de Santarém, no oeste do Pará. Nesta sexta-feira (12), o Sistema Irurá já começou a operar com a nova bomba, muito mais potente. O equipamento chegou à sede municipal nesta semana, e não foi necessário interromper o abastecimento para a instalação, já que foi utilizada uma saída paralela do sistema.

O conjunto motobomba, feito apenas sob encomenda, foi produzido na cidade de Itapira, em São Paulo, e custou cerca de R$ 500 mil. Ele vai atender ao Sistema Irurá, formado por poço, reservatório apoiado e elevado central. Os bairros atendidos são Jardim Santarém, Aeroporto Velho, Interventoria, Aldeia, Centro, Santa Clara, Santíssimo, Umari e Cohab.

"O abastecimento vai melhorar consideravelmente, tendo em vista que é um equipamento novo, de alta eficiência e com um perfil construtivo adequado para Santarém. O equipamento é feito sob encomenda e, nos testes feitos, observou-se que está dentro dos padrões esperados. O novo equipamento aumenta a confiabilidade do sistema e o rendimento vai atender satisfatoriamente a população", explicou Wandercley Nascimento, gestor da unidade executiva de manutenção da Cosanpa (Companhia de Saneamento do Pará).

Maior vazão - No último final de semana, o equipamento que operava no sistema há seis anos queimou, e uma substituição emergencial foi realizada para garantir o abastecimento, enquanto o novo equipamento ainda estava sendo transportado para o município. Agora, com a instalação do conjunto motobomba, a vazão de produção aumentará, melhorando o abastecimento para os bairros que integram o Sistema Irurá.

"O maior benefício é a segurança do equipamento, que é novo e moderno. O equipamento que estava em operação ficou sucateado, porque não houve manutenção adequada. Temos que parabenizar a nova diretoria e o governo do Pará por essa iniciativa e respeito aos moradores de Santarém", ressaltou Adalberto Anequino, gestor regional da Unidade Baixo Amazonas da Cosanpa.