Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GESTÃO PÚBLICA

Conselho das Cidades apresenta propostas de desenvolvimento urbano

Por Redação - Agência PA (SECOM)
14/12/2017 00h00

O encerramento da 6ª Conferência Estadual das Cidades (ConCidades/Pará) foi marcado pelo debate e consolidação das propostas pelos Grupos de Trabalho elencadas durante as conferências municipais. Foram priorizadas dez propostas selecionadas pelas quatro câmaras setoriais – habitação; saneamento básico-ambiental; trânsito, transporte e mobilidade urbana e planejamento territorial urbano -, encaminhadas para o poder público estadual. Também foram selecionadas nas referidas câmaras, outras cinco propostas direcionadas ao poder público federal  que serão defendidas durante a Conferência Nacional, prevista para 2018, em Brasília.

A plenária confirmou a eleição das sessenta e uma entidades que irão compor o Conselho no triênio 2018/2020 e a eleição dos sessenta e dois delegados que estarão representando o Pará na versão nacional no próximo ano.   

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas e presidente do Conselho Estadual das Cidades, Ruy Klautau, parabenizou a participação dos municípios pelo debate democrático e construção das propostas de políticas de desenvolvimento urbano e interesse do estado. Segundo Klautau, “as propostas vão nortear o trabalho da Sedop daqui pra frente”, destacando a atuação da secretaria junto a sociedade civil.

A secretária executiva do ConCidades/Pará, Bernardete Costa, reafirmou o interesse do governo estadual em realizar a 6ª Conferência, observando que o estado foi o primeiro a executar uma conferência municipal, realizada em Goianésia. “A conferência foi pautada pelo esforço conjunto de todos os segmentos, com apresentação de propostas de acordo com a realidade dos municípios que venham contribuir para o desenvolvimento urbano”.   

A execução da conferência produziu relatório final contendo todas as propostas apresentadas pelas câmaras setoriais que será encaminhado aos representantes do Conselho das Cidades.