Estudantes e professores debatem gestão escolar
Cerca de 300 alunos de escolas participantes do Projeto Jovem de Futuro (PJF), uma parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) com o Instituto Unibanco, participaram nesta quinta-feira (10) do evento “Diálogos sobre Gestão Escolar”, como parte da programação do Seminário “Participação e Aprendizagem: gestão escolar para resultados de aprendizagem”. O encontro integra as ações do PJF – uma das iniciativas do Programa de Melhoria da Qualidade e Expansão da Cobertura da Educação Básica, que materializa o Pacto pela Educação.
O secretário adjunto de Ensino da Seduc, José Roberto da Silva, deu as boas-vindas aos estudantes, oriundos de toda a Região Metropolitana de Belém e municípios polos, como Marabá e Santarém. “Este evento, sem dúvida, faz parte de um movimento que a Seduc vem fazendo para melhorar a qualidade da educação básica no Estado do Pará. E essa parceria com o Instituto Unibanco, que prioriza a gestão escolar por resultados e o protagonismo juvenil, é um belo exemplo disso. A participação de vocês, nesse sentido, é fundamental”, afirmou.
Durante o evento, estudantes e profissionais da educação debateram sobre os principais desafios e fatores que dificultam a aprendizagem em sala de aula. Para isso, foram formados grupos para atividades de reflexão e expressão artística, com base em um roteiro, e facilitação de especialistas.
Anfitriã - Ana Araújo, 17 anos, estudante do 3º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Anísio Teixeira, em Marabá (região sudeste), participou do “Diálogos sobre Gestão Escolar” no ano passado. Desta vez, ela foi convidada a voltar ao evento como uma “Jovem Facilitadora”, uma espécie de anfitriã para os jovens que participam pela primeira vez. “Quando vim pela primeira vez não tinha grandes expectativas, pois achava que seriam apenas algumas palestras. Mas, quando cheguei aqui, tive a oportunidade de falar, de ser ouvida e de ver os resultados do projeto em várias escolas, o que me estimulou e motivou a pensar em ações também para a minha escola”, contou a estudante.
Neste ano, o evento teve um novo formato, incluindo a participação dos gestores escolares, além dos estudantes, facilitando ainda mais a troca de experiências e ideias. A professora Sofia Pimentel, da Escola Estadual Augusto Meira, de Belém, acredita que o PJF, implantado neste ano, já está mudando a realidade dos alunos da escola. “É impressionante como eles se envolvem e querem participar, muito em função da metodologia do projeto, que estimula e instiga. Hoje, eles já estão muito mais presentes na rotina da escola, e também querem ver os bons resultados”, frisou a professora.