Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SANEAMENTO

Rurópolis recebe Caravana e investimentos em saúde, infraestrutura urbana e educacional

Por Tatiane Dias (SECOM)
10/07/2019 23h44

Localizado a mais de 1.100 quilômetros da capital paraense, Belém, no entroncamento das rodovias BR-230 (Transamazônica) e BR-163 (Santarém-Cuiabá), o município de Rurópolis, recebeu nesta quarta-feira (10) a certeza de novos investimentos em infraestrutura. A população da sede municipal acordou cedo para receber o governador Helder Barbalho e comitiva, na programação da "Caravana por Todo o Pará", e assistir à assinatura da Ordem de Serviço para pavimentação de 15 km e construção da rede de drenagem pluvial na Rua Haroldo Veloso, e ao anúncio de investimentos na área de educação e saúde.

O governador Helder Barbalho e o vice-governador, Lúcio Vale, após a assinatura da Ordem de Serviço"Poder realizar sonhos e ajudar as pessoas é algo muito especial, e é isto que estamos fazendo. Acima de tudo, estamos cumprindo com a obrigação de fazer um governo presente, e aqui em Rurópolis é uma satisfação muito grande poder iniciar as obras de saneamento e pavimentação, pois são 15 km que estarão beneficiando esse povo. Também autorizamos a Seduc (Secretaria de Estado de Educação) para que reconstrua a Escola Eurico Vale, em respeito às pessoas, e porque a educação também é prioridade", afirmou o governador.

Helder anunciou também a liberação de 50 mil litros de combustível para manutenção das estradas vicinais. Segundo o secretário de Estado de Desenvolvimento e Obras Públicas, Ruy Cabral, estar presente nos municípios do sudoeste paraense, levando obras de infraestrutura, é uma determinação do governo. "Aqui em Rurópolis estamos com 15 km de asfalto. A empresa já está pronta para começar a obra, e espero que isso resulte em mais qualidade de vida para esse povo. É uma marca do governo, e isso nos enche de orgulho, ao trazer essas benfeitorias para este povo que tanto precisa", frisou o titular da Sedop.

 

Aos moradores de Rurópolis que receberam a Caravana, Helder Barbalho anunciou as obras na escola de ensino médioEducação - Em seu pronunciamento, o governador anunciou, além das obras de pavimentação em via urbana, a reforma da Escola Estadual de Ensino Médio Governador Eurico Vale. "Nós tínhamos planejado fazer a reforma da escola agora no mês de julho, mas aqui a situação da escola não é digna de quem vai transformar essa sociedade. Então, já autorizei o secretário a disponibilizar o valor de R$ 3 milhões para a reconstrução", garantiu Helder Barbalho.

Saúde - Ampliação dos serviços da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) Neonatal do Hospital e Maternidade Municipal, fornecendo uma incubadora de transporte, um respirador e um monitor. O titular da pasta, Alberto Beltrame, informou à ocasião que há um projeto em apreciação para reforma, adequação e qualificação do espaço, estimado em R$ 600 mil.

As obras anunciadas pelo governador agradaram ao agricultor Wal Vieira, 65 anos, que acordou bem cedo para ver a chegada da "Caravana Por Todo Pará" em seu município. "Essa vinda da Caravana do governo foi o maior sucesso que eu já presenciei em Rurópolis. Eu não poderia perder por nada. Moro há 45 anos aqui, e é a primeira vez que encontrei com um governador que honrasse com o que prometeu. Eu só agradeço pelo apoio, porque nossa cidade merece", declarou.

Há anos sem receber investimentos do governo estadual, a população de Rurópolis viveu um dia especial nesta quarta-feira. A comerciante Railda Coelho, 50 anos, moradora do município há mais de 40 anos, acredita que agora haverá mudanças. "Aqui sempre foi muito difícil, e agora é que a gente começando a ver diferença. E a gente fica muito feliz com a chegada desse asfalto. A poeira é muito grande. Tenho certeza que vai melhorar", afirmou a comerciante.

De Rurópolis, o governador e comitiva seguiram para cumprir agendas de trabalho nos municípios de Placas, Uruará, Medicilândia, Brasil Novo e Altamira.