Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SANGUE

Hemopa está preparado para receber doadores nas férias de julho

Por Vera Rojas (HEMOPA)
05/07/2019 16h28

As 11 unidades de coleta de sangue da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), em Belém e no interior do Estado, estão preparadas para receber os doadores de sangue neste mês de julho, tendo em vista que, neste período, as cidades recebem um número maior de visitantes com a chegada do verão e das férias escolares.

Mesmo com o estoque de sangue regular para atendimento da demanda transfusional da rede hospitalar, a Gerência de Captação de Doadores (Gecad) alerta para necessidade de garantir esse fluxo de atendimento, que vem sendo mantido desde janeiro deste ano.

As ações estratégicas de captação de doadores vêm transformando o cenário do voluntariado no Estado que, no primeiro semestre deste ano, registrou o comparecimento de aproximadamente 38 mil candidatos à doação de sangue somente em Belém.

Segundo a titular da Geacd, a assistente social Juciara Farias, a responsabilidade da doação voluntária de sangue é de todos. "Isso é fundamental para manter a regularidade do atendimento transfusional, sobretudo, com o apoio do corpo clínico da rede hospitalar junto aos familiares e amigos de pacientes internados", disse.

O senso de responsabilidade social moveu o estudante Lucas Pinto Ferreira, 18, que realizou um antigo desejo de doar sangue na Unidade de Coleta do Pátio Belém, nesta sexta-feira (5). "Faço um apelo para todos de Belém e Região Metropolitana, para que doem sangue na Estação Cidadania do Shopping Pátio Belém, na sede do Hemopa ou ainda no Shopping Castanheira. Muitas pessoas precisam de transfusão para viver", observou o jovem, que, por meio do seu gesto de solidariedade, quer estimular a doação de sangue.

Sangue – O veranista que sair de Belém para outras cidades do Estado pode curtir as férias e, ao mesmo tempo, salvar vidas, doando sangue nos serviços de coleta que compõem a hemorrede estadual. "Curta o seu verão com saúde, segurança e solidariedade. Doe sangue", sugere a assistente social do Hemopa para quem vai aproveitar as férias.

Para quem está em Belém, a doação pode ser feita na sede do Hemopa ou nas unidades de coleta do Pátio Belém ou Castanheira. Já no interior do Estado, a coleta pode ser efetivada nos Hemocentros Regionais de Santarém, Castanhal e Marabá; e nos Hemonúcleos de Altamira, Abaetetuba, Tucuruí, Redenção e Capanema.

Para doar sangue – É preciso ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação oficial, original e com foto.

Serviço:
As doações de sangue também podem ser feitas no Hemocentro Coordenador e na Estação de Coleta Castanheira, de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h30, e aos sábados, de 7h30 às 17h. Há ainda a Estação de Coleta Pátio Belém que funciona de segunda a sexta-feira de 10h às 17h. Mais informações: 08002808118 ou 3110-6500.