Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
JUNHO SOLIDÁRIO

Hospitais arrecadam cerca de 500 peças de roupas e brinquedos

Por Rafaela Palmieri (SESPA)
01/07/2019 18h23

Cerca 500 peças de roupas, além de pares de sapatos e brinquedos foram arrecadados por hospitais públicos paraenses durante a campanha Junho Solidário, realizada pela Pró-Saúde, que administra as unidades de saúde. As doações, a maioria realizada por colaboradores, foram entregues no final do mês passado, proporcionando momentos de caridade, alegria e gratidão.

No Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém (PA), a entrega das doações foi feita no dia 19 de junho para os catadores da Associação de Recicladores das Águas Lindas (Aral). A ação levou até a cooperativa aproximadamente 300 peças de roupas, que puderam ser entregues aos trabalhadores.

A responsável pela associação, Sara Reis, agradeceu o gesto de solidariedade promovida por dezenas de pessoas. "Esse tipo de ato é muito importante para os catadores. Eles se sentem valorizados e agradecidos por serem reconhecidos", diz.

O hospital organiza outras ações semelhantes, como doações de alimentos, campanha de vacinação e palestras educacionais oferecidas pelos profissionais de saúde. "A campanha Junho Solidário já faz parte da programação. Nesta edição, beneficiamos a Aral, comunidade com quem já temos uma parceria e já desenvolvemos diversas ações beneficentes, mas sempre levando a orientação em saúde", explica a responsável pelo setor de humanização do Hospital Galileu, Lidiana Sousa.

Para o diretor da unidade, Saulo Mengarda, a contribuição do hospital se inicia na coleta de lixo que é feita dentro da instituição, que faz o descarte da maneira correta. "Os catadores da Aral já buscam mensalmente todo o nosso lixo reciclável. A ação ocorre desde 2014. Desenvolvemos várias ações com a associação durante o ano, sendo esta mais uma", explica.

Além do Hospital Galileu, foram arrecadadas 112 peças de roupas masculinas e femininas, 95 brinquedos e 10 pares de sapato no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE). A campanha irá beneficiar pacientes atendidos na unidade.

O HMUE é referência no tratamento de média e alta complexidade em traumas e queimados para a região Norte pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No momento do resgate, as roupas de muitas vítimas precisam ser cortadas para permitir o atendimento adequado, fazendo com que, em alguns casos, não tenham o que vestir no período de internação e retorno para casa, principalmente se forem oriundos de outros municípios.

"Às vezes, o paciente não tem família próxima, está longe de casa. As doações são muito importantes para que possamos auxiliá-los. As peças passam por uma triagem e aquelas em bom estado de conservação são destinadas para a Seção de Processamento de Roupas (SPR) para higienização. Depois são classificadas por tamanhos e distribuímos conforme a demanda", explicou a coordenadora de Humanização, Natália Failache.

Ainda na região metropolitana de Belém, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (HOIOL) fez da campanha Junho Solidário uma forma de chamar a atenção para outro tipo de doação: a de sangue. Durante o mês, alguns grupos de voluntários que visitaram o hospital conheceram a Agência Transfusional instalada na unidade e aprenderam sobre a importância do doador de sangue no tratamento do câncer.

Privados - No Hospital Yutaka Takeda, foram arrecadados entre os colaboradores 45 quilos de alimentos não perecíveis, que serão doados em julho para venezuelanos que estão em estado de vulnerabilidade na cidade de Parauapebas. Já no Hospital 5 de Outubro, foram feitas 20 cestas básicas, fruto da doação da comunidade local, que participou de uma ação promovida pela unidade. Os itens serão doados para famílias carentes de alguns bairros de Canaã dos Carajás.