Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ARRAIÁ DO CIIR

Centro de reabilitação promove festa junina inclusiva que reuniu pessoas com deficiência

Por Vera Rojas (HEMOPA)
29/06/2019 15h11

O clima junino tomou conta do ambiente do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, na tarde da sexta-feira (28), que contou com a participação de aproximadamente 100 participantes entre colaboradores, usuários, acompanhantes e cuidadores do "Arraiá do CIIR". Todos aproveitaram a programação da festa inclusiva que contou com apresentação das turmas de dança, música, teatro e artes visuais, resultante das Oficinas artísticas do setor de Arte e Cultura, realizadas neste último trimestre.

As oficinas foram realizadas em abril, maio e junho com a participação de usuários e seus acompanhantes, cujos resultados da produção culminou com o "Arraiá do CIIR", de 14h às 17h, na área da Igreja de Pedra, dentro do espaço do Centro de Reabilitação.

Sem esconder a alegria em participar do evento, a dona de casa Maria José, mãe da usuária Júlia Eduarda Neves, parabenizou a equipe pela iniciativa. "A festa foi maravilhosa. Meus agradecimentos pelo grandioso trabalho. Deus abençoe cada profissional do CIIR, por saber fazer a diferença. Ao diretor do centro, José Neto, eu rogo a Deus muita saúde e paz a cada dia de sua vida", ressaltou a genitora da adolescente que recebe assistência global para paralisia cerebral.

Durante a festinha, não faltou a tradicional quadrilha junina que reuniu os participantes, de todas as idades. "Foi um momento de de integração envolvendo a comunidade em geral que prestigiou o evento. Logo em seguida, a turma de teatro apresentou o casamento na Roça com muito humor e descontração. Os alunos de música apresentaram o desenvolvimento que tiveram no canto, no violão e no teclado. Já a turma de dança levou ritmos regionais como o carimbó e muito mais. Houve ainda a exposição de desenhos e telas dos participantes das turmas de arte.

De acordo com a coordenadora do setor de Arte e Cultura, Ana Marceliano, as oficinas artísticas dentro do CIIR têm o importante papel de permitir a livre expressão de sentimentos e ideias, produzindo muitas vezes, a melhora na qualidade de vida e realização pessoal. "A atividade também proporciona um espaço de socialização que respeita as diferenças e fortalece vínculos afetivos, importantíssimos no processo de inclusão da pessoa com deficiência e seus acompanhantes", ressaltou.

Ao participar do Arraiá do CIIR, o diretor executivo, José Neto, agradeceu emocionado a presença de todos, em especial à sua equipe e usuários pela programação. "Muito obrigado a todos pela festa, pela integração e atendimento cada vez mais humanizado às pessoas com deficiência que dependem de nossa assistência para melhorar sua qualidade de vida e promover a inclusão de forma preponderante", ressaltou o gestor.

Estrutura – O CIIR oferece, em um único complexo, atendimento para pessoas com deficiência física, mental, intelectual, auditiva e visual para usuários de todas as faixas etárias. São diversas especialidades, tecnologias e estrutura de última geração, associadas à qualidade, segurança e humanização destinadas 100% aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Atendimento – Os usuários podem ter acesso aos serviços por meio de encaminhamento das Unidades de Saúde, acolhido pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminhará à regulação Estadual, onde o pedido será analisado conforme perfil do usuário, através do Sistema de Regulação. É importante ressaltar que não há atendimento espontâneo ou qualquer tipo de inscrição ou cadastramento no CIIR.

Serviço: O CIIR funciona na Rodovia Arthur Bernardes, 1.000. Mais informações: 4042-2157/58/59.