Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ATENDIMENTO

Modelo de gestão do Hospital Jean Bitar garante mais de 97% de satisfação dos usuários

Por Joelza Silva (HJB)
28/06/2019 13h02

Há mais de dois anos, a diretoria do Hospital Jean Bitar (HJB) implantou na Instituição, um moderno modelo de gestão. Trata-se da Gestão Compartilhada, uma forma de administrar muito utilizada atualmente por empresas dos mais diversos segmentos, para lidar com equipes e processos de trabalho, visando um objetivo comum: a qualidade dos serviços oferecidos aos seus públicos.

O modelo de gestão foi apresentado pela diretoria do HJB aos responsáveis por setores administrativos e da assistência ao paciente no inicio de 2017, para levar ao conhecimento de todos, sobre como era alocado o recurso do repasse do contrato de gestão e para alinhamento sobre como seria a atuação de cada um, a partir daquele dia, onde a missão de todos seria trabalhar com o foco na qualidade dos serviços ofertados aos usuários do hospital. Na reunião, os diretores do hospital mostraram que o recurso disponibilizado pelo o Estado para a gestão hospitalar é dividido por todos os centros de custos, onde eles ficam firmados anualmente, dentro de um orçamento programa da Unidade.

"Na primeira reunião, explicamos sobre a nossa necessidade de formá-los gestores, para que cada um deles passasse a enxergar o setor pelo o qual era responsável, como a sua própria empresa e, a partir de então, cada um passaria a atuar como diretor dela, com o objetivo de trabalhar da melhor forma possível, o recurso financeiro destinado mensalmente para cada gestor trabalhar. A partir de então, na última sexta-feira de cada mês, cada gestor presta contas sobre como os recursos foram utilizados, o que foi investido e no que foi investido e com qual objetivo, além de informar sobre o andamento de projetos e alinhamentos das estratégias de melhorias e planos de ação. Estamos muitos felizes com os resultados, que podem ser percebidos com o aumento dos índices de satisfação dos nossos usuários com o nossos atendimentos e serviços. Conseguimos alcançar o objetivo principal.", destacou o diretor executivo, Giovani Merenda.

"Precisamos gerir o hospital da melhor maneira possível, visando sempre o melhor para os nossos usuários. Por isso, todo o recurso recebido pelo setor é muito bem dimensionado. Temos metas ousadas de redução de custos, mas sempre com a preocupação de garantir o melhor atendimento à sociedade", ressaltou o supervisor de logística do HJB, Fabrício Maio.

Para a biomédica Andréia Fernandes, coordenadora do laboratório, os resultados do modelo de gestão estão sendo positivos e importantes para o bom andamento do trabalho de cada gestor e para a administração de modo geral, mas, principalmente, para o usuário. "A gente consegue visualizar as melhorias provenientes da forma como o hospital está sendo gerido. Na reunião de gestores, mostramos os nossos avanços, mas há também alinhamentos entre todos, para sanarmos dificuldades com a interação de processos entre os setores, pois mesmo que cada gestor exerça o trabalho individualizado, priorizando a sua área de atuação, ele depende do atendimento a contento por parte de todos os setores, para que o resultado final seja sentido pelo paciente, o nosso principal foco", pontuou Andréia.

De acordo com o diretor Administrativo Rodrigo Frohlich, o recurso otimizado é investido em melhorias no hospital como um todo. "É importante ressaltar que temos metas de produção, metas orçamentárias, metas qualitativas e temos de ter total controle sobre elas. No final de todo esse trabalho, os maiores beneficiados são os cidadãos paraenses que utilizam o Sistema Único de Saúde - SUS com maior qualidade", disse.

Satisfação dos usuários - As melhorias conquistadas no HJB com a gestão compartilhada estão sendo evidenciadas pelas mensurações mensais de satisfação dos seus usuários, que têm disponível no Hospital, serviços de grande relevância como é o caso da realização de cirurgias bariátricas, o que faz o hospital ser referência no norte do país, para esse tipo de procedimento, além do Ambulatório de Transgêneros, único da região norte do país.

O Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), canal de comunicação entre os usuários e o hospital, setor responsável por registrar as satisfações e insatisfações, realiza pesquisas de satisfação diariamente nos setores de atendimento do hospital. Por meio dos dados, o HJB avalia mensalmente o percentual de satisfação dos usuários.

O setor levantou que, no ano de 2016, com o total de 5.646 pesquisas, o índice de satisfação com o atendimento do hospital chegou a 93,71%, e, nos anos seguintes, a média vem aumentando. Neste ano, de janeiro até maio, foram realizadas 6.152 pesquisas que comprovaram que atualmente, o Hospital Jean Bitar alcançou 97,78% de satisfação dos seus usuários, pelo o atendimento prestado à população paraense.

Para a supervisora do SAU, Mabelle Pereira, as melhorias estão relacionadas ao modelo de gestão praticado no Hospital Jean Bitar. "Analisando os dados desses dois anos e quatro meses, concluímos que em janeiro de 2017 tínhamos o índice de satisfação do usuário de 95,69%. Esses números foram apresentados na primeira reunião de gestores. Hoje, na vigésima nona reunião, foi apresentado o índice de satisfação do usuário de 97, 78% referente ao mês de maio. É perceptível que os usuários estão avaliando de forma mais positiva o HJB e isso é reflexo da gestão do hospital, que busca continuamente evoluir em termos de atendimentos e serviços prestados. Nosso objetivo é chegar a nossa meta estabelecida de 98% de satisfação dos nossos usuários.

É com a participação do usuário na pesquisa de satisfação que o HJB conhece a expectativa de quem passa pelo hospital e busca-se o aprimoramento contínuo dos serviços e atendimentos oferecidos, levando sempre em consideração as sugestões de melhorias vindas de quem utiliza os seus serviços.

Uma dessas sugestões foi atendida recentemente; pois isso, a recepção de internação do HJB possui um novo layout com a inclusão de um maior número de cadeiras substituindo as poltronas, para acomodar confortavelmente, um maior número de usuários. A mudança foi muito bem recebida.

"Quero parabenizar a Direção do Hospital pela mudança e substituição das poltronas pelas cadeiras. Muito importante saber que o hospital se preocupa com o bem-estar dos pacientes. Continuem sempre assim. Vocês estão de parabéns pela atitude", acrescentou a paciente Leonete Rodrigues.

"Sou cliente há anos e nesse tempo só tenho elogios a fazer a todos os profissionais. Fico admirada com o carinho e respeito que todos nós clientes somos tratados", disse a paciente Carmen Andrade.

Estrutura Hospitalar - A unidade presta assistência de média e alta complexidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Os serviços são prestados por uma equipe multidisciplinar capacitada constantemente.

Com oito andares, o HJB dispõe de 70 leitos, sendo que 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, 40 destinados são destinados para atendimento das especialidades de Clínica Médica, Reumatologia, Endocrinologia, Pneumonia, Cardiologia, Endoscopia e Geriatria.

Outra parte dos leitos é para Cirurgia Geral. Os usuários contam com equipe de especialistas, estrutura, equipamentos e tecnologias de ponta, para cirurgias da parede abdominal e gástrica, incluindo bariátrica. Também são oferecidos serviços cirúrgicos para vias biliares e intestino.

Serviço: O HJB fica na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, Bairro Umarizal, em Belém. Mais informações: (91) 3239-3800.