Rodovias do sudeste paraense serão recuperadas
Em um levantamento recente, a Secretaria de Estado de Transportes (Setran) identificou problemas de afundamento de trilhas de roda (ATR), buracos e deformações plásticas em um trecho de 65 quilômetros da PA-150, no trecho entre Jacundá e Morada Nova, apesar das correções feitas nos pontos mais críticos da rodovia por empresas contratadas com essa finalidade.
As chuvas que atingiram a região agravaram a situação da estrada, fazendo com que a Setran tivesse que intervir na recuperação desses pontos enquanto aguarda o resultado de perícia (previsto para 30 dias) instaurada com vistas a atribuir as devidas responsabilidades, caso sejam identificadas falhas de projeto, má execução ou mesmo excesso de carga por eixo que, aliado às condições estruturais do subleito, pode ter causado a degradação precoce da rodovia.
A pavimentação e a sinalização da PA-275, que liga Curionópolis a Parauapebas, também estão programadas. O serviço será realizado pela empresa Construfox, com a qual a Setran mantém contrato de manutenção. Os serviços de recuperação vão começar no próximo no dia 17 e terão duração de 15 dias, quando a equipe da contratada se dirigirá à PA-160, que liga Parauapebas à Canaã dos Carajás, para dar início aos serviços de manutenção dos trechos que necessitam de reparos, incluindo a reposição da sinalização da via.
A Construfox Construções e Incorporações Ltda. também foi vencedora da concorrência aberta pela Setran para pavimentação de um trecho de oito quilômetros da PA-477, no trecho que vai do entroncamento da BR-153 ao município de Piçarra, também no sudeste paraense, na Região de Integração de Carajás, sob a responsabilidade do 5º Núcleo Regional, sediado em Marabá. O extrato de contrato já foi publicado em Diário Oficial. A obra está orçada em quase R$ 13 milhões.