Cosanpa conclui reparo em rede elétrica e normaliza abastecimento até as 19h
A equipe técnica e de engenheiros da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) finalizou na tarde desta segunda-feira (14) o reparo da rede elétrica da subestação do Utinga, localizada no Parque Ambiental do Utinga, que foi danificada pela queda de uma árvore de grande porte no último domingo (13). “Parte da fiação elétrica foi substituída por cabos novos e parte foi recuperada. O poste também teve que ser trocado”, informou o diretor de Operações da Cosanpa, Ronald Silva. Com a conclusão do trabalho, o abastecimento deve ser normalizado até as 19h.
O serviço de recuperação da rede elétrica começou ainda no domingo, com a podagem do vegetal, que veio abaixo durante uma forte chuva. Já na segunda bem cedo, a Diretoria de Operações da Cosanpa montou um esquema de emergência com dez técnicos da própria companhia e mais dez técnicos de duas empresas terceirizadas. “Foram 600 metros de rede danificados. A recuperação foi bastante trabalhosa, porque ainda tivemos que podar os galhos e árvores menores do entorno”, disse o diretor.
Por causa do acidente, a subestação elétrica do Utinga parou de funcionar e deixou os bairros do Marco, Souza e Curió Utinga sem água. O problema afetou outros setores e provocou baixa pressão da água nos bairros Campina, Reduto, Cidade Velha, parte de Batista Campos, Guamá, Nazaré, Umarizal, Canudos, Fátima e São Brás. O quinto setor foi religado às 15h desta segunda-feira (14), mas como a rede ficou seca por quase 24 horas, a normalização do abastecimento vai levar cerca de quatro horas, quando a água deve chegar às torneiras com pressão boa e limpa.