Hospital Materno-Infantil promove Mutirão da Saúde da Mulher
Ação realizou 78 atendimentos entre consultas e exames para mulheres do município de Limoeiro do Ajuru
Atuar para a promoção da melhoria das condições de vida e da saúde das mulheres do município Limoeiro do Ajuru foi o objetivo do mutirão da saúde realizado no Hospital Materno Infantil de Barcarena, gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (SESPA). A ação, promovida nesta terça-feira (25), resultou em 78 atendimentos.
O mutirão reuniu diversos profissionais da saúde como médicos, enfermeiros e técnicos, e garantiu atendimento clínico e laboratorial às moradoras de Limoeiro do Ajuru, município localizado à 182 km de Barcarena. A iniciativa possibilitou que essas mulheres tivessem acesso a exames de mamografias, consultas ginecológicas, colposcopias, eletrocardiogramas e consultas para cirurgias pediátricas.
Ainda durante o mutirão, a enfermeira Laila Arruda palestrou sobre os mecanismos para identificação precoce do câncer de mama, alertou sobre sintomas da doença e riscos, e também apresentou métodos preventivos. Na palestra houve ainda a demonstração do passo a passo do autoexame.
Maria do Carmo Morais, 52 anos, foi uma das mulheres atendidas durante o mutirão. Demonstrou alegria em poder compartilhar esse atendimento com outras mulheres, e sobre a importância de ter um momento de orientação sobre o câncer de mama. "Ações como essa de prevenção do câncer de mama e de atendimentos nos incentivam, amenizam os medos e as dúvidas, e nos trazem alegria e aprendizado. Sentimos que o apoio que precisávamos foi atendido", relata.
A diretora do Hospital Municipal de Limoeiro do Ajuru, Maria Celina Lobo, enalteceu o atendimento e destacou a importância da ação. "Foram horas de viagem compensadas com atenção e assistência, com um olhar mais humano, e com ações conjuntas entre o município e o Hospital Materno-Infantil. Nos receberam de braços abertos, inclusive quero parabenizar os profissionais do hospital pela estrutura e pelo atendimento. Nossa recompensa está aqui, no rosto de cada mulher que se sente assistida e motivada", afirma.
A realização do mutirão foi uma parceria entre o HMIB com a Secretaria de Saúde do município de Limoeiro do Ajuru. O município disponibilizou o transporte das pacientes para a unidade, além de alimentação.
"Ficamos felizes com o engajamento do município em promover este mutirão, pois demonstra o esforço em ampliar a utilização dos serviços da unidade com a realização de procedimentos que visam a promoção à saúde, cuidando dos seus munícipes, seu maior bem", afirma Stéphanie Valdivia, diretora hospitalar do Materno-Infantil.