Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TESTE

Hospital Materno Infantil destaca a importância do Teste da Linguinha em recém-nascidos

Por Adrielle Sousa (HMIB)
26/06/2019 13h42

O Hospital Materno Infantil de Barcarena (HMIB), administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar destaca a importância do Teste da Linguinha para o diagnóstico precoce de problemas de sucção na amamentação, mastigação e fala.

A realização do teste da Linguinha no bebê não dói e é feito por meio da observação da língua do recém-nascido e as reações ao sugar o seio da mãe ou chorar. Existem graus variados de língua presa, por isso, a importância de haver um teste que leve em consideração os aspectos anatômicos e funcionais para fazer um diagnóstico preciso, e indicar o tratamento com fonoaudiólogo, pediatra ou outro profissional da saúde.

"A realização do teste, o mais cedo possível, permite que sejam detectados os problemas que podem ocasionar deficiências na fala e outras funções da língua, como mastigação, deglutição e higiene oral. Um diagnóstico tardio pode atrapalhar ou até impedir futuras tentativas de correções. Por isso, sempre reforçamos a importância e necessidade do Teste da Linguinha" afirma a fonoaudióloga da unidade Caroline Alcântara.

A Presidência da República sancionou a lei federal 13.002, instituindo a obrigatoriedade da realização do Protocolo de avaliação do frênulo da língua em bebês em todos os hospitais e maternidades do país em 20 de junho de 2014. A medida foi proposta pelo deputado estadual Maurício Picarelli e hoje é um protocolo adotado antes da alta de recém-nascidos.