Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
JUNHO VERMELHO

Hospital público de Tailândia adere campanha e incentiva doação de sangue

Por Vera Rojas (HEMOPA)
20/06/2019 12h47

Referência no atendimento de urgência e emergência na mesorregião do nordeste paraense, o Hospital Geral de Tailândia (HGT) aderiu ao movimento nacional do "Junho Vermelho" para incentivar colaboradores, usuários, acompanhantes e sociedade em geral sobre a importância de da participação de todos no processo da doação voluntária de sangue, seja com a coleta ou na captação de doadores, com o intuito de reforçar o estoque de sangue nas unidades da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), espalhadas pelo estado do Pará.

Referência no atendimento de urgência e emergência na mesorregião do nordeste paraense, o HGT vem atuando com ações de educação em saúde para reduzir o número de acidentes na região, tendo em vista que as vítimas desse tipo de ocorrências são os que mais necessitam de transfusão de sangue. Em 2019, foram registrados 1.820 atendimentos, sendo que 1.413 causados por moto, 131 de bicicleta, 170 acidentes de trânsito e 106 provocados por carro.

Neste mesmo período, a Agência Transfusional (AT) do HGT garantiu o atendimento de 200 transfusões de sangue em pacientes internados na unidade. A Agência é abastecida pelo Hemopa, por meio do Hemonúcleo de Abaetetuba.

Diante desse cenário e a oportunidade do movimento nacional do "Junho Vermelho", o grupo de Trabalho de Humanização do hospital, desenvolve durante todo o mês, ações nas áreas de atendimento do hospital com realização de palestras, distribuição de material educativo sobre o tema. A ação mais recente, dias 17 e 18, a equipe de Laboratório, com apoio do GTH, realizou teste da tipagem sanguínea para os usuários em atendimento e acompanhantes, pela manhã e tarde. "Estamos estimulando a doação de sangue no serviço de coleta mais próximo do cidadão. Se cada um fizer a sua parte não haverá insuficiência de sangue na hemorrede do Estado", observou a coordenadora do GTH, a pedagoga Elizabet Gomes. A ação conta com apoio da coordenação da AT e do Núcleo de Educação Permanente (NEP).

Serviço: O Hospital possui 52 leitos e oferece acesso aos serviços, por meio da Central de Regulação Municipal, em livre demanda, ou ainda, encaminhados pelo SAMU, Corpo de Bombeiro e Polícia Rodoviária.
Serviço: O HGT está localizado na Av. Florianópolis, s/n, Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-3121.