Tema "Juventudes e contemporaneidade" será debatido na Uepa
O Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais, Educação e Cidadania na Amazônia (GMSECA) promove nesta quinta-feira (17) a mesa-redonda “Juventudes e Contemporaneidade”, a partir das 14h30, no auditório da Reitoria da Universidade do Estado do Pará (Uepa), no Bairro do Telégrafo, em Belém.
O encontro visa proporcionar à comunidade interna e externa o debate acerca da condição juvenil nos dias atuais, com ênfase nos seguintes aspectos: afetividade, gênero, religião, saúde, questão racial e empoderamento social e político. O debate sobre essas questões é necessário, uma vez que 51 milhões de brasileiros estão na faixa etária de 15 a 29 anos.
A programação será aberta com uma apresentação sobre o Grupo de Pesquisa. Depois, a professora e líder do Grupo, Marize Duarte, iniciará a mesa, composta pelo professor Hilário Henrique Dick, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (RS); a educadora Marinéia Ferreira, da Rede de Mulheres Negras do Pará; o coordenador Bruno Costa, da Pastoral da Juventude pelo Regional Norte; o coordenador Edgar Barra, da Pastoral da Aids/CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), e Adriano Mendes de Souza, diretor de Movimentos Sociais da União Nacional dos Estudantes.
Na visão da docente Marize Duarte é necessário conhecer a realidade dos jovens para compreender as questões da sociedade contemporânea. “Nós temos que conhecer melhor a juventude para que possamos desenvolver novos projetos e novas perspectivas. Conhecer essa categoria nos dá a oportunidade de traçar um diagnóstico contemporâneo com profundidade e precisão”, enfatiza.
Serviço: Mesa-redonda “Juventudes e Contemporaneidade”, no auditório da Reitoria da Uepa (Rua do Una, 156, Bairro do Telégrafo), no dia 17 de agosto (quinta-feira), das 14h30 às 18 h. Haverá emissão de certificado com carga horária.