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RODA DE CONVERSA

Coordenadores debatem projetos de escolas públicas

Por Redação - Agência PA (SECOM)
17/08/2017 00h00

A roda de conversa de coordenadores pedagógicos de escolas estaduais do interior do Estado com gestores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), destinada à troca de experiências e assimilação dos projetos e programas desenvolvidos pelas escolas, terminou nesta quinta-feira (17). O evento, aberto na quarta-feira (16), serviu para que os educadores aprofundassem conhecimentos acerca do papel que desempenham no processo ensino-aprendizagem nas 942 escolas estaduais, que funcionam nos 144 municípios paraenses, atendendo 622 mil estudantes.

A programação da roda de conversa foi organizada pela Secretaria Adjunta de Ensino da Seduc (Saen) e pelo Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica do Pará (Cefor). Após essa ação inédita da Seduc, realizada após o evento que atendeu coordenadores pedagógicos de Belém na última semana, os educadores assistiram a uma palestra da pedagoga Maria de Lourdes Santos, da Universidade do Estado do Pará (Uepa). Eles participaram de uma oficina de elaboração de planos de ação para atividades pedagógicas nas escolas.

Realizada na Escola Estadual de Ensino Técnico Anísio Teixeira, no Bairro do Umarizal, em Belém, o evento reuniu coordenadores pedagógicos dos municípios de Bragança, Cametá, Abaetetuba, Barcarena, Canaã dos Carajás, Santarém, Castanhal, Igarapé-Açu, Xinguara, Tucuruí, Ulianópolis, Cachoeira do Arari, Capanema e Santa Izabel do Pará.

Boa formação - Com mais de 30 anos de atuação como pedagoga, a ex-coordenadora pedagógica Lourdes Santos disse que o coordenador pedagógico é o elo entre os saberes escolares, o projeto pedagógico, professores, pais de alunos e estudantes. “Ele precisa ter consciência do seu papel na condução das atividades pedagógicas, do processo de ensino e aprendizagem, sobretudo de avaliação educacional”, ressaltou.

Segundo Lourdes Santos, “o coordenador deve ter uma boa formação, não pode deixar de conhecer os temas da educação em discussão - por exemplo, a Base Nacional Comum Curricular - e os projetos desenvolvidos na escola”.

O coordenador do Cefor, professor Carlos Miranda, destacou que a Secretaria de Educação atua no sentido de conscientizar e valorizar o coordenador pedagógico acerca do seu papel e da participação na atenção aos alunos. “A contribuição dos coordenadores pedagógicos para a eficácia dos projetos pedagógicos é primordial. Pela natureza do seu trabalho, é um profissional que contribui para a aprendizagem dos estudantes, focado na proficiência e no fluxo escolar (aprovação, reprovação e abandono)”, concluiu Carlos Miranda. (Colaboração de Eduardo Rocha).