Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Violência no campo e feminicídio são debatidos em Fórum de Segurança Estadual

Por Aline Saavedra (SECOM)
05/06/2019 19h44

Combate à corrupção, violência no campo, feminicídio e organizações criminosas nos presídios do Pará são alguns dos temas debatidos durante o 1º Fórum Estadual de Segurança Pública. O evento começou nesta quarta-feira (5) e prossegue nesta quinta-feira (06), no Teatro Margarida Schivasappa, no Centur, em Belém. O objetivo é discutir e propor medidas que possam ser somadas às ações já concretizadas de combate à violência e à criminalidade em todo o Pará.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Ualame Machado, ressaltou a importância da integração entre as instituições na cerimônia de abertura. "Já recebi muitas comissões da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil - Pará) para dialogar sobre várias vertentes da segurança pública, e as portas estarão sempre abertas. Considero a OAB uma parceira no sentido de trazer ideias para que possamos discutir e implementar ações, como já foi feito", afirmou o secretário.

O gestor destacou ainda a importância da instituição na elaboração do plano estadual. "A OAB Pará tem assento no Conselho de Segurança Pública (Consep), que é o conselho mais importante da pasta, composto em sua maioria pela sociedade civil. Junto também com a OAB iremos discutir políticas públicas, que irão compor o Plano Estadual de Segurança Pública para os próximos 10 anos", acrescentou Ualame Machado.

Sociedade - Segundo o presidente da Comissão de Segurança Pública da Ordem, Luiz Araújo, a participação da Ordem dos Advogados é necessária, para ser o elo entre a sociedade civil e a pasta de segurança estadual. "Por representar a sociedade civil, a OAB não poderia ficar de fora da construção deste plano. É muito importante que se discuta e execute novas propostas para a segurança pública", anunciou.

Entre as autoridades que participaram da abertura do Fórum estavam o presidente da OAB-PA, Alberto Campos; o secretário de Articulação da Cidadania, Ricardo Balestreri; o delegado-geral da Polícia Civil, Alberto Teixeira, e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, Hayman Apolo Gomes de Souza.