Primeiro dia dos JEPs tem disputas em três modalidades esportivas
No primeiro dia dos Jogos Estudantis Paraenses (JEPs), nesta quinta-feira, 17, etapa estadual, categoria A (12 a 14 anos), que estão sendo realizados no município de Abaetetuba até domingo, 20, as disputas foram acirradas. Os vencedores desta etapa representarão o estado do Pará nos Jogos Escolares da Juventude, que serão realizados em Curitiba, no período de 12 a 20 de setembro.
Ao todo, 15 municípios estão participando das competições: Abaetetuba, Belém, Breves, Castanhal, Curralinho, Igarapé-Miri, Limoeiro do Ajuru, Mãe do Rio, Marabá, Maracanã, Parauapebas, Portel, Salinópolis, Tucuruí e Vigia de Nazaré.
No futsal masculino, os alunos-atletas da Escola Municipal João Prudêncio de Brito, de Parauapebas, fizeram uma excelente partida e venceram a equipe de Tailândia, da Escola Municipal Maria do Socorro Lopes, pelo placar de 6 a 2. “Esperamos chegar ao pódio, ser campeões e ir para a etapa nacional, pois treinamos muito para estar aqui”, disse Wesley Lima, goleiro do time de Parauapebas.
Wesley também destacou que o esporte foi o grande responsável por muitas mudanças em sua vida, começando pela convivência em casa até chegar à escola, melhorando seu rendimento. “O esporte mudou muito minha vida, já treino há dois anos e de lá para cá tudo tem melhorado, me tornei um adolescente mais responsável tanto na minha casa quanto na escola”.
No futsal feminino, as atletas da Escola Estadual Bemvinda de Araújo Pontes, de Abaetetuba, fizeram um jogo emocionante contra a equipe de Mãe do Rio, da Escola Municipal Cecília de Nazaré, e viraram o jogo vencendo as visitantes pelo placar de 3x1. A goleira do time abaetetubense, Meryem Neves, fez lindas defesas e ajudou a equipe a virar a partida. “Espero que daqui por diante tenhamos mais confiança e possamos permanecer com o pensamento positivo e assim conquistar mais vitórias para chegarmos na etapa nacional”, disse a goleira.
No basquete masculino os alunos da Escola Municipal Jozias Leão, de Parauapebas, venceram a equipe da Escola Santa Rita de Cássia, de Mãe do Rio, pelo placar de 15 a 11. “Perdemos o primeiro jogo, hoje vencemos e amanhã vamos tentar uma vaga na semifinal, treinamos muito e estamos com muita vontade de ir para a nacional”, disse Ricardo Sousa, armador e capitão da escola de Parauapebas.
O handebol masculino de Maracanã, da Escola Municipal Francisco Nunes, venceu Tucuruí por 18 a 15 e tenta representar o Pará em Curitiba. “Treinamos muito e se continuarmos assim vamos para a nacional representar o nosso estado. Estamos gostando muito dessa etapa estadual, muito bom caminhar pelas ruas de Abaetetuba e conhecer outras pessoas”, disse Gustavo Silva, pivô da equipe de Maracanã.