Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREVENÇÃO

Projeto ajuda a reduzir índices de acidentes de trânsito em Paragominas

Por Redação - Agência PA (SECOM)
18/08/2017 00h00

Contribuir para redução do número de vítimas de acidentes de trânsito. Essa é a meta do projeto social “Saúde, educação e trânsito. Parceria que salva vidas”, do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do Hospital Regional Público do Leste, em Paragominas, que reúne instituições parceiras da região na promoção de ações de educação em saúde para alertar a população sobre a importância de respeitar a legislação de trânsito para preservação da vida.

As ações educativas são realizadas pelos órgãos envolvidos no projeto, que conta com técnicos da Secretaria Municipal e Educação (Semec) e o Departamento de Trânsito (Detran) e que ministraram palestras nas escolas de educação infantil e ensino fundamental “Cinthia de Lira Moura” e “Hilda Oliveira de Sá”, durante todo dia, 16, bairro Nagibão, em Paragominas.

Juntos, os dois estabelecimentos de ensino atendem quase 1.500 alunos da faixa etária entre 6 a 60 anos. Esse público assistiu palestra sobre “Trânsito Seguro”, além de participar de atividades lúdicas que fazem parte do vasto calendário para educação no trânsito, que visa conscientizar crianças, jovens e adultos, moradores de Paragominas e região, sobre os riscos que causam os acidentes de trânsito.

De acordo com pedagoga Merciana Ceretta, coordenadora do GTH, quase 80% das entradas no Pronto Atendimento (P.A) do hospital são provocadas por imprudência no trânsito. “A situação é muito crítica e nós precisamos nos unir para mudar essa triste realidade”, ressaltou.

Os números preocupam. “Iniciamos o monitoramento por indicadores em junho de 2016 e, nesse período, constatamos que dos 273 casos de acidentes de trânsito, 227 foram causados por motos”, revelou, ressaltando que a estatística preocupa especialmente pelo reflexo desses casos na urgência e emergência do hospital, para onde são encaminhados somente usuários em estado de grave, devido o perfil de atendimento do HRPL, que é referência nas especialidades em traumatologia/ortopedia, neurologia e neurocirurgia, e acolhe uma demanda proveniente de 23 municípios do entorno, com cerca de 800 mil habitantes.

Integrante da equipe de técnicos que esteve presente na ação levada às escolas de Paragominas, a coordenadora de projetos da Secretaria Municipal de Educação (Semec), Belonice Correia, destaca a importância da iniciativa. “Temos que envolver a comunidade, por meio do público estudantil, alertando principalmente as crianças, que são os condutores do futuro, para os impactos sociais causados pelos acidentes de trânsito”.

No próximo dia 26 será realizado o dia “D”, com a parceria de várias instituições da região, no bairro Nagibão,onde serão oferecidas atividades lúdicas e serviços de saúde como aferição de Pressão Arterial (P.A), testes de glicemia e simulações de primeiros socorros com o auxílio do Corpo de Bombeiros e Samu, entre outros.

O projeto “Saúde, educação e trânsito. Parceria que salva vidas” atualmente conta com apoio das seguintes instituições: Prefeitura Municipal e as Secretarias Municipais de Educação, Cultura, Saúde, Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), Detran, Polícia Militar (PM), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros, SAMU, Associação de Motociclistas da cidade, Abutres de Paragominas; e empresas privadas, que estão gerando ações conjuntas para alertar a população que esse é um problema de todos. O projeto está aberto para novas parcerias.

Técnicos das escolas que estiveram presentes na ação: Francineide Marques, Kátia Freitas,  Albino Soares Lopes, Equilene Silva, Genildo de Jesus, Pedro Raposo e Welma Michele.

Com 70 leitos, o HRPL dispõe de clínica médica e cirúrgica nas especialidades de neurologia/neurocirurgia, traumatologia/ortopedia, cirurgia geral e suporte de anestesia, além de consultas ambulatoriais em cardiologia, clínica cirúrgica, clínica médica, neurologia/neurocirurgia, urologia,  endocrinologia, ginecologia, mastologia e traumatologia/ortopedia.

O Hospital Regional Público do Leste pertence ao governo do Estado e é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano, em parceria com a Sespa.

Serviço:
O Hospital Regional do Leste fica na rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelos telefones (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.