Projetos da Susipe são apresentados em evento do Tribunal de Contas
A situação atual do sistema prisional no Pará e os novos projetos que visam à melhoria do sistema de segurança do Estado, para atender internos e servidores, foram expostos pelo secretário Extraordinário para Assuntos Penitenciários, Jarbas Vasconcelos, na manhã desta sexta-feira (17), durante a “23ª Sexta da Integração”, promovida pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), em Belém. Realizado mensalmente, o evento tem o objetivo de atrair representantes das diversas áreas da gestão governamental e de entidades não governamentais para um diálogo interinstitucional, com cerca de 70 servidores do TCE.
“Temos, atualmente, mais de 22 mil internos, para pouco mais de 09 mil vagas no Pará. A maioria da população carcerária é de presos provisórios. Para resolver isso temos muitos projetos, dentre eles aumentar o número de agentes prisionais. Também estamos com dois concursos em andamento (C-199 e o C-204). Estamos investindo na saúde dos internos, com novas ambulâncias e melhorias nas enfermarias e Unidades Básicas de Saúde. Na reinserção social temos um total de 1.774 internos trabalhando, e queremos fazer parcerias com empresas privadas para aumentar esse número. Vamos dar início, também, ao processo de coleta de biometria dos internos. Já solicitamos ao Depen (Departamento Penitenciário Nacional) a criação de um Centro Integrado de Monitoramento Eletrônico. A Colônia Agrícola Penal já passa por obras para melhorar a infraestrutura física, e queremos ainda este ano entregar o pórtico da portaria do Complexo Penitenciário de Santa Izabel”, informou Jarbas Vasconcelos.
O secretário ainda destacou o esforço do Governo do Estado para entregar mais de 2 mil vagas no Sistema Penitenciário ainda em 2019. A metade está prevista para julho, e oferecerá mais comodidade aos servidores e oportunidade de trabalho para internos. Os recursos para as obras são disponibilizados pelo Depen e Tesouro Estadual.
O conselheiro do TCE Nelson Chaves ressaltou a importância do trabalho que vem sendo realizado no sistema prisional. “A gente precisa pensar numa cidadania melhor, por isso a questão penitenciária passa por esta construção”, destacou o conselheiro. (Por Melina Marcelino).
Serviço: Para ter acesso aos documentos apresentados pelo secretário Jarbas Vasconcelos sobre a Susipe clique aqui.