Boletim de Ações Emergenciais - Segurança Pública
Acompanhamento - A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) informa que todos os gestores de Segurança Pública (SIEDS) foram convocados para uma reunião emergencial para acompanhar o desdobramento do crime que vitimou 11 pessoas, na tarde do último domingo, 19, no bairro do Guamá, na capital paraense. A reunião ocorre no Palácio do Governo, sem horário previsto para finalizar.
Investigação - As investigações estão sendo realizadas pela Polícia Civil e nenhuma linha de investigação está descartada. Cinco pessoas já foram ouvidas pela Divisão de Homicídios que ganhou reforço, ainda na tarde de ontem, com uma equipe de aproximadamente 20 pessoas, entre papiloscopistas, investigadores, escrivães e delegados. Desde o início deste ano, todos os crimes, em especial os de grande repercussão e que envolveram um número maior de pessoas, foram elucidados e os acusados identificados e colocados à disposição da justiça de forma rápida.
Perícia - Dos 11 corpos, sete já foram periciados e destes seis já foram liberados. Duas pessoas permanecem sem identificação por falta de documentação e reconhecimento da família. Sete profissionais do Centro de Perícias Cientificas Renato Chaves atuam no trabalho pericial. Até o momento foram identificadas as seguintes vítimas: Maria Ivanilza Pinheiro Monteiro (dona do bar) nasc. 28/04/67; Leandro Breno Tavares Da Silva, nasc 28/07/97; Marcio Rogério Silveira Assunção 10/11/82; Sérgio Dos Santos Oliveira 31/32 anos; Tereza Raquel Da Silva Franco 33 anos; Samira Tavares Cavalcante 35/36 anos; Flávia Teles Farias Da Silva nasc. 04/02/87; Paulo Henrique Passos Ferreira; Meire Helen Sousa Fonseca.
Operação – A Polícia Militar do Estado, por meio do 1° Batalhão, vinculado ao Comando de Policiamento da Capital I, deflagrou na manhã desta segunda-feira (20) a Operação “Rondas nas Feiras Livres”. O objetivo é garantir maior ostensividade e segurança nas feiras livres situadas nos bairros da Pedreira, Marco, Sacramenta, Telégrafo, Barreiro, Marancangalha e Val-de-Cans, visando aproximar e integrar as atividades dos trabalhadores que atuam nas feiras localizadas nesta área da Região Metropolitana de Belém com os policiais militares que integram o 1º BPM.
Acidente navio - Equipes do Grupamento Fluvial (GFlu), vinculado a Segup fazem diligências a fim de localizar a balsa que fazia o percurso Belém - Portel e colidiu com o Navio identificado como “Custódio”, que seguia em sentido contrário, na noite do domingo, 19. Segundo informações preliminares, a balsa teria causado o acidente e após a colisão continuou a viagem sem prestar socorro. Passageiros da embarcação “Custódio” foram resgatados por duas balsas e continuaram a viagem até a capital. Um Inquérito Policial será instaurado pela Delegacia de Polícia Fluvial, em Belém, que ouvirá a tripulação e os passageiros para apurar o ocorrido. A balsa deverá ser abordada assim que chegar ao seu destino final, em Breves, região do Marajó.
Atentado - Na noite do último domingo (19), um homem foi ouvido como testemunha no inquérito que investiga o atentado contra Cabo PM Rivaldo José Leão Moura, ocorrido no último dia 16. Ele foi localizado por militares do 20º Batalhão da Polícia Militar, no bairro da Terra Firme.