Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
QUARTA-FEIRA

Boletim de Ações Emergenciais - Segurança Pública

Por Redação - Agência PA (SECOM)
22/05/2019 12h01

Proteção – A portaria 085/2019 assinada na terça-feira (21) pelo comandante-geral da PM, coronel José Dilson Júnior, autoriza a utilização de colete balístico institucional fora do serviço. O policial militar quando de folga poderá utilizar colete balístico de propriedade da PM que esteja sob sua cautela permanente desde que de forma não ostensiva.

Acusados de homicídios Guamá - Edivaldo dos Santos Santana e Agnaldo Torres Pinto permanecem custodiados na Divisão de Homicídios, vinculada a Policia Civil, e ainda nesta quarta-feira (22) devem ser transferidos para uma unidade do sistema penitenciário. Os dois prestaram depoimentos que iniciou por volta de 16 horas de ontem, 21, e que se estendeu até às 21 horas na DH. Hoje permanecem sendo ouvidas testemunhas que estavam no local do crime e familiares. 

Agente de portaria - Edivaldo dos Santos Santana trabalhava como agente de portaria na Escola Estadual Arthur Porto, no Jurunas. O funcionário prestava serviço terceirizado pela empresa Sape há pouco mais de um ano. A direção da escola já havia solicitado substituição do mesmo por mau comportamento no posto ao deixar a porta sozinha em alguns momentos. A empresa já estava providenciando a substituição. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) esclarece que ao realizar contratos terceirizados é exigida documentação sobre conduta, experiência e atestado de antecedentes criminais da empresa e de seus funcionários e que todos eles haviam sido apresentados pelo referido funcionário. A secretaria recebeu com apreensão a informação do envolvimento do agente no caso e está tomando as providências cabíveis para garantir segurança à Escola. Por conta da repercussão do caso as aulas foram suspensas nesta quarta-feira, retornando normalmente a partir da próxima quinta-feira (23).

Veículos apreendidos – Os dois carros de modelo Chevrolet Celta de cor preta que foram apreendidos permanecem recolhidos na Divisão de Homicídios para que possam passar por novas perícias na data de hoje. Um deles foi identificado na cena do crime e o outro ainda está sob investigação. Ambos estavam sendo depenados pelos acusados, na tarde desta terça-feira (21), no bairro da Pedreira, em Belém. 

Acusados de participação de homicídio de PM são presos - Imediatamente após a morte do Cabo da Polícia Militar, Livaldo Rego, na manhã da última terça-feira, 21, equipes das Polícias Civil e Militar montaram uma força tarefa e passaram a diligenciar com o objetivo de identificar, localizar e prender os autores do crime. Foi feito um trabalho intenso de campo, ouvir testemunhas, coleta de imagens de câmeras de segurança de diversos pontos da cidade. Os dois homens que aparecem nas imagens das câmeras de segurança foram reconhecidos como sendo os nacionais Benedito Santos da Silva, conhecido como Bené, que é foragido do sistema prisional e Andrei Cardoso da Silva, os quais são autores imediatos do homicídio.

Os executores estavam escondidos em uma cabana localizada no Ramal do Castanhal II. Com a chegada das equipes policiais, houve resistência dos acusados e troca de tiros. Os nacionais “Bené” e Andrei conseguiram se embrenhar na mata, possivelmente alvejados. No interior da cabana, os policiais encontraram uma pedra de oxi de 24g, 14 porções individualizadas de oxi, cinco munições calibre .38 e 02 munições calibre .40. Lourival dos Santos Soares foi preso por participação no crime ao confessar ter abrigado os dois executores.