Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
IMPRENSA OFICIAL

Pacientes com HIV/Aids recebem espaço de leitura do Livro Solidário

Por Redação - Agência PA (SECOM)
22/05/2019 15h00

Dinâmicas de grupo, recital de poesias, brincadeiras e mágicas marcaram mais um ação do projeto Livro Solidário, da Imprensa Oficial do Estado, com a entrega de um espaço de leitura, que vai beneficiar os usuários da Unidade de Acolhimento Temporário (UAT), da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa). O evento ocorreu na tarde de terça-feira (21), na sede da UAT, localizada na avenida Generalíssimo Deodoro, em Belém.

O espaço de leitura do Livro Solidário é composto por três estantes com mais variados tipos de livros, entre contos, infanto-juvenil, romance, informativos e gibis. O objetivo é atender a demanda de usuários que passam pela unidade, geralmente residentes no interior do Estado, que estão em tratamento de saúde na capital por conta do HIV/Aids.

O novo ambiente foi aprovado pela estudante do ensino médio do município de Parauapebas, M.C, 21, que acompanha a mãe há cinco anos no tratamento de saúde em Belém. “Esse espaço vai fazer a gente unir o útil ao agradável. Ler é muito importante. Quando a gente tem TV e distrações, esquece um pouco da leitura. Por ser uma área de acolhimento, muitas vezes o ambiente se torna muito sério. Então, a leitura será uma boa distração”, contou a jovem.

A mãe, L.C, 41, se sentiu motivada com a possibilidade de folhear os livros do novo espaço. “É uma ideia muito boa. Eu gosto muito de ler. A leitura distrai a mente, faz a gente esquecer os problemas e sair da realidade”, contou a paciente.

Diagnosticada com câncer de colo do útero no final de 2018, L.C. está internada na unidade da Sespa há mais de um mês, onde recebe o apoio dos profissionais no tratamento de quimioterapia e radioterapia que realiza no Hospital Ophir Loyola. “É a terceira vez que somos acolhidos na UAT. Na primeira, passei 15 dias em tratamento, na segunda vez, foram mais dez dias e, agora, não há previsão de alta”, explicou.

Durante a ação, os usuários e profissionais puderam interagir mostrando os livros novos da mini biblioteca. Para alegrar a tarde, houve dinâmicas, números de mágica com o servidor da Imprensa Oficial, Eli Carlos, recital de poesia com o escritor, poeta e cordelista, Juracy Siqueira, além da apresentação do grupo de humanização da Santa Casa.

Ao agradecer a parceria com a Sespa, a coordenadora do Livro Solidário, Ellana Silva, disse que a Imprensa Oficial já entregou mais de 30 espaços de leitura instalados na Região Metropolitana e no interior do Estado. “A gente espera que este ambiente seja muito bem utilizado pelos pacientes e profissionais que trabalham nesta unidade. Sabemos que a leitura abre muitos caminhos e possibilidades, além da oportunidade de refletir e pensar novos horizontes”, disse.

A diretora da UAT, Adenilza Conceição, agradeceu o apoio e disse que o novo espaço tem “uma importância imensa, já que a leitura transforma o pensar humano”. “Com a vinda desses livros pra cá, nossos profissionais intensificarão um trabalho que já vem sendo feito. A leitura é muito importante por trabalhar o pensamento, os momentos que estão em conflitos psicológicos”, ressaltou.

Também participaram da ação, o coordenador da 1ª Unidade de Referência da Sespa, Marcos Normando; o representante da Fundação Cultural do Pará (FCP), Renan Normando; e da Rede Nacional de Pessoas vivendo com HIV e Aids, Edinaldo Silva. Eles também aproveitaram para doar mais livros ao novo espaço.