Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIOP

Militares recebem instrução de tiros em curso de autoproteção

Por Redação - Agência PA (SECOM)
23/05/2019 14h47

Qualificar e atualizar os servidores militares do Centro Integrado de Operações (Ciop) é uma das ações da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). Pensando nisso, cerca de 30 militares do Ciop participaram de uma instrução de tiros na manhã desta quinta-feira (23), como continuação do curso denominado “Capacitação em Conduta Policial Militar Defensiva (CCPMD) – Módulo Promotor”.

O curso é organizado com metodologia teórico-prática e é fruto de uma parceria do Ciop com a Polícia Militar do Pará (PMPA). Iniciado com instruções teóricas por meio do “Seminário de Auto Proteção”, foi realizado no período de 4 a 10 de abril, no auditório do Ciop, e envolveu todo o efetivo do Centro, como funcionários civis e militares.

Já a parte prática, que corresponde a técnicas de tiros, teve como público somente os militares, que treinaram no stand de tiro do Centro de Treinamento da PM em abril e nesta quinta, quando os participantes tiveram a oportunidade de treinar novas técnicas de tiro com foco na autoproteção.

O diretor do Ciop, coronel PM Luiz Carlos Rayol de Oliveira, destaca que o curso objetiva qualificar os agentes para adquirirem mais conhecimentos e habilidades técnicas, contribuindo para a tomada de decisão diante de situações de risco real à vida, no serviço e, principalmente na folga, adotando condutas pré-estabelecidas que evitem sua vitimização.

“A idealização desse curso veio a partir da necessidade preventiva de atualizar todo nosso efetivo do Ciop: servidores militares, civis, estagiários e voluntários civis, para que todos saibam se proteger em situações de risco. Agora mais uma turma de militares do Centro participou positivamente da instrução de tiros, o que dá mais segurança para todos”, afirma o gestor.

Sobre o curso – As instruções teóricas foram ministradas por instrutores militares, que repassaram seus conhecimentos a partir dos eixos gerais de prevenção e segurança de acidentes. Já a parte prática envolveu instruções de tiro de pistola em alvo único e múltipos, além de técnicas de autoproteção com arma, como manejos básicos para abrir a arma, alimentar, carregar, posições de porte velado do armamento, entre outras.