Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLVIMENTO

Estado investiu mais de R$ 40 milhões em obras de infraestrutura no Rio Capim

Por Redação - Agência PA (SECOM)
20/08/2017 00h00

A pavimentação da Rodovia PA-125, que foi entregue à população na sexta-feira, 18, pelo governador Simão Jatene, incrementa os investimentos na melhoria das rodovias da Região do Rio Capim. Nos últimos quatro anos, o Estado investiu mais de R$ 40 milhões no asfaltamento e conservação de vias e construção e recuperação de pontes em concreto na região. O objetivo é promover a integração, levando desenvolvimento sustentável, dentro das diretrizes do programa Pará 2030.

A exemplo da pavimentação da PA-125, as obras governamentais em Paragominas são executadas em parceria com a prefeitura municipal, um preceito defendido pela Secretaria Extraordinária de Estado dos Municípios Sustentáveis. As agendas devem ser planejas e feitas em conjunto.

Entre as solicitações feitas ao Governo do Estado pela gestão municipal estão a expansão da oferta de serviços do Hospital Regional Público do Leste (HRPL) para o atendimento em oncologia, urologia e hemodiálise. Nesse sentido, o serviço está sendo efetuado gradativamente no hospital. Até o fim do ano passado, foram feitas 25 cirurgias oncológicas, entre elas um procedimento de grande porte, com retirada total do estômago (gastrectomia) e remoção dos linfonodos acometidos próximos ao local da operação.

Em junho deste ano, outro avanço foi constatado no hospital: a redução em 50% da mortalidade esperada de vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A unidade também conseguiu diminuir o tempo médio de permanência na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), resultado relevante para a manutenção da qualidade de vida dos pacientes.

Ao longo de três anos de funcionamento, o Hospital Regional de Paragominas fez mais de 100 mil consultas ambulatoriais e exames especializados, sete mil internações, cinco mil cirurgias e mais de 2,3 mil atendimentos a pacientes na UTI. Isso tudo respaldado pelo índice de 98% de satisfação dos usuários.

No ano passado, o município também recebeu novas ambulâncias destinadas à manutenção da assistência em saúde. O recurso destinado à aquisição de veículos e equipamentos para o atendimento na atenção básica foi fruto de parceria do Estado com a Assembleia Legislativa.

Agricultura

Em 2016, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), em parceria com a Prefeitura de Paragominas, entregou 100 mil mudas de espécies frutíferas para os agricultores familiares locais. Também foram distribuídas seis toneladas de sementes básicas de arroz e milho e oito toneladas de sementes de feijão caupi. Mais de 700 famílias de agricultores foram atendidas com a distribuição de frutíferas e outras 1,4 mil famílias receberam sementes para expandir o polo de grãos em sete municípios atendidos pela regional da Sedap.

Também em 2016, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) entregou dois tratores de 75 cv, mais implementos, para produtores que cultivam arroz, milho e soja na região, adquiridos por meio de crédito da linha Mais Alimentos, do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Pequenos e médios produtores rurais de Paragominas também receberam 50 títulos de terras, entregues pelo Instituto de Terras do Pará (Iterpa). As iniciativas fomentam a agricultura, uma das mais importantes cadeias econômicas do município e da região.

Educação

Paragominas obteve um dos melhores desempenhos entre os municípios paraenses no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2015, divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep) no fim do ano passado. O município aderiu ao Pacto pela Educação do Pará e registrou o índice 5,2 na avaliação do quarto e quinto anos, também um dos maiores no ranking dos municípios paraenses, subindo 0,6% na comparação com o ano de 2013. Do oitavo ao nono ano, o município obteve o índice 4,1, um ponto percentual acima da média de 2013 nestas séries.

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) ofertou cursos para formar profissionais da cadeia pecuária. A formação inicial e continuada integrou o Programa Pará Profissional, capacitando 80 alunos com conteúdo ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em conformidade com as normas e procedimentos técnicos e de qualidade, segurança, higiene, saúde e preservação ambiental. O programa integra o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Estado Pará 2030, que traça diretrizes para elevar os índices de desenvolvimento social a partir do incentivo à verticalização das cadeias produtivas do Estado.

Segurança

A Corregedoria Regional da Polícia Civil de Paragominas foi uma das cinco unidades do Pará que receberam novas viaturas destinadas à substituição das que já somavam mais de quatro anos de uso. A entrega de caminhonetes e carros foi feita na sede do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, em Belém. Além disso, o centro de Triagem de Paragominas passa por obras de ampliação. A previsão é abrir mais 306 vagas.