Polícia Militar atualiza normas de segurança para veteranos
A Polícia Militar do Pará, por meio do Centro de Inativos e Pensionistas (CIP), realiza até a primeira semana de junho, no auditório do Quartel do Comando-Geral, no bairro Parque Verde, Distrito de Icoaraci (Belém), o I Seminário sobre Comportamento de Autoproteção para Policiais Militares Inativos. Idealizado pelo alto comando da corporação, o curso - que já capacitou quase todo o efetivo ativo da PM -, também vai beneficiar os reconvocados, da reserva remunerada e reformados - militares que estão na inatividade e, atualmente, somam mais de 7 mil em todo o Estado.
Já se inscreveram cerca de 150 policiais, divididos em cinco turmas. Cada turma terá carga horária de quatro horas/aulas, com abordagem teórica das temáticas “Violência, Crimes e Controle Social” e “Funções e Procedimentos em Segurança Pública”.
Para o comandante-geral da PM, coronel José Dilson Melo de Souza Júnior, há necessidade de os militares inativos passarem pelo treinamento. “Alguns destes policiais já estão na inatividade há mais de dez anos. No tempo em que eles estavam na ativa a realidade era diferente. Por isso, é necessário que eles se atualizem e se mantenham em alerta, e possam se defender de ações da criminalidade”, frisou o coronel.
“Identificamos que, neste ano, a maior parte das vítimas de atentados é de policiais veteranos. Mesmo indo para a reserva, o militar não deixa de ser policial. O foco dos criminosos tem sido o nosso pessoal da reserva, por isso planejamos e moldamos este treinamento para qualificar e aumentar o nível de alerta destes militares”, acrescentou o comandante-geral da PM.
Grande procura - Para a chefe do Centro de Inativos e Pensionistas, major Valdene Lobão, a receptividade e procura pelo treinamento superou as expectativas. “A demanda de inscrições foi muito grande. Neste primeiro momento, estamos qualificando os militares da Região Metropolitana. Muitos policiais do interior já nos procuraram para se inscrever no curso, e observamos que os que vieram, de forma voluntária, estão gostando muito”, garantiu a major.
Morador do município de Marituba, na Região Metropolitana de Belém, o subtenente da reserva remunerada João Pires Ferreira, que está há um ano e seis meses na inatividade, disse que considera o treinamento fundamental para os veteranos da corporação. “Há cerca de cinco anos nós vivíamos uma situação totalmente diferente da atual. E este seminário vem exatamente nesta direção, sendo fundamental para nos manter preparados para diversas situações que podem ocorrer em casa, na rua, nas atividades do dia a dia”, destacou o militar.
O Seminário é realizado toda terça e quinta-feira na sede do Comando-Geral da instituição, até o próximo dia 06 de junho. As instruções estão sendo ministradas pelo capitão Iuri Melo, subchefe do Centro Integrado de Psicologia e Assistência Social (Cipas), e por outros oficiais da Polícia Militar.