Hospital de Paragominas promove ação para reduzir acidentes de trânsito
O Hospital Regional Público do Leste (HRPL), localizado no município de Paragominas, no sudeste paraense, realizou nesta quinta-feira (23) uma ação externa de educação e conscientização no trânsito. Em parceria com a Secretaria Municipal de Trânsito e Cidadania (Semutran), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e voluntários da empresa Hydro, a ação ocorreu no centro da sede municipal, com o objetivo de chamar a atenção dos condutores para a utilização correta das vagas de estacionamento destinadas a idosos e pessoas com deficiência, e o respeito à faixa de pedestres.
Além da distribuição de material informativo, a encenação com vítimas de acidentes aumentou a interação dos voluntários com condutores, ciclistas e pedestres. “Quando a gente para pra pensar que pode ser com a gente chega a dar uma sensação ruim”, disse o motociclista Felipe Santos, 28 anos, abordado durante a ação.
A coordenadora do Grupo de Trabalho e Humanização, Regina Pantoja, destacou a atuação dos colaboradores, e disse que a encenação causou grande impacto, alertando as pessoas para os perigos e a importância da conscientização para um trânsito mais seguro. “Algumas pessoas ficaram realmente impressionadas, e foi muito gratificante ver que elas estavam entendendo a nossa mensagem. Foi uma sensação de que, de fato, nós conseguimos alcançar nosso objetivo”, ressaltou.
Segundo o diretor Assistencial do Hospital, Clóvis Guse, o objetivo era frisar a importância da prevenção de acidentes. “Nós temos um alto índice de acidentes de trânsito em Paragominas, principalmente envolvendo motociclistas. E isso representa um impacto muito grande para a saúde do município, porque uma vítima de trânsito é um prejuízo tanto para o usuário, quanto para a família e para a sociedade, devido à ocupação de leitos e aos gastos com medicamentos e tratamento”, explicou o diretor.
Clóvis Guse disse ainda que as estatísticas levaram o Hospital a instituir o Projeto Parceria que Salva Vidas, com o apoio dos órgãos de trânsito do município, a fim de promover ações de conscientização. “As parcerias que nós temos dentro do projeto são fundamentais para o sucesso das nossas ações. Essa de hoje, sem dúvida, deixou uma contribuição positiva para a sociedade”, reiterou.
Atendimentos - O Hospital Regional do Leste, que presta assistência aos casos de média e alta complexidade, registrou, de janeiro a abril deste ano, 1.079 atendimentos no serviço de urgência e emergência, sendo 129 casos de traumatologia. Destes, 56 atendimentos foram prestados a vítimas de acidentes de trânsito: 54 com motocicleta e dois com automóveis.
A programação terá continuidade com mais duas ações. No próximo dia 28 (terça-feira), no bairro Nagibão (Rodovia BR-010), e no dia 29 (quarta-feira), na recepção central do Hospital, com uma palestra voltada para funcionários e usuários. As ações terão o apoio da Polícia Rodoviária Federal.