Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RIOS

Agentes de segurança são treinados para atuar no Grupamento Fluvial

Por Redação - Agência PA (SECOM)
25/05/2019 13h54

Cerca de 30 agentes de segurança da Polícia Militar, Polícia Civil e da Guarda Municipal foram capacitados no IV Curso de Operações Fluviais (Copflu), idealizado pela Companhia Independente de Polícia Fluvial (Cipflu), ligada ao Grupamento Fluvial do Pará (Gflu). O curso ocorreu entre os dias 10 de abril e 24 de maio com a apresentação e solenidade dos formandos.

“Este curso vem para atender a necessidade de especializar os agentes de segurança pública para atuar na imensa bacia hidrográfica e nas comunidades ribeirinhas do Estado. O objetivo é combater as ações dos narcotraficantes, das ações contra o meio ambiente, dos contrabandistas, entre outras modalidades de crimes favoráveis a essas regiões. Nosso foco é na repreensão e na prevenção dessas ações que se fazem presente nas regiões fluviais”, explicou o comandante da Companhia Independente de Polícia Fluvial, Major Adriano Rogério Dantas.

O tenente Milton Costa, 31, trabalha há três anos na Polícia Militar, atuando na Tropa da Cavalaria, e, pela primeira vez participa da formação do grupamento fluvial. Para ele, o curso é fundamental, por se tratar de um reforço na repreensão e prevenção de crimes nas áreas de rios.

“Este é o meu segundo curso operacional dentro da Polícia Militar. O primeiro que fiz foi o de ‘Tropa Montada’, em São Paulo, e agora agrego mais essa experiência, especialmente, porque o nosso Estado é cercado por rios. A companhia fluvial é uma modalidade de policiamento especifico que atua diretamente nas áreas fluviais, agindo na repreensão e prevenção de crimes que envolvem as regiões ribeirinhas”, diz. “Espero, no futuro, atuar em conjunto com o grupamento fluvial, assim como nas demais modalidades de policiamento”, contou.

O curso com carga horária de 328h teve como principais disciplinas Natação Utilitária, Direito Aplicado ao Policiamento Embarcado, Direitos Humanos, Técnica de Policiamento Fluvial, Tiro Policial Embarcado, Sobrevivência em Área de Selva, Emprego de Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo e Polícia Comunitária.

Preparação – O Curso de Operações Fluviais é realizado desde 2013 e atua na preparação dos operadores de segurança pública para as dificuldades e desafios que se apresentam durante as ações desenvolvidas nas embarcações. Os alunos aprendem desde a identificar e resolver eventuais panes nas embarcações, além de combate com armas de fogo em ambiente fluvial, conduta de patrulha rural e, ainda, no salvamento de naufrágio em embarcações.

 Os agentes recebem também uma formação básica de salvamento e resgate de vítimas, além de conhecimento da legislação ambiental para a prevenção de crimes contra a comunidade ribeirinha.

“A atividade da polícia fluvial é muito peculiar. Um agente que se capacita para atuar nos rios se torna um especialista, apto para pilotar, sobreviver, resistir e surpreender. A partir dessa formação, ele passa a adquirir facilidade para intervir, não apenas nos rios, mas também em terra firme. Com a especialização, é possível preparar melhor esse policial para operar em todas as frentes de ações, com eficiência, garantindo a sua segurança e dos envolvidos nas missões”, finalizou o diretor do Grupamento Fluvial, Arthur do Rosário Braga.

Formação – A solenidade para a certificação dos 29 alunos concluintes do curso ocorreu na sexta-feira (24), no Píer do Grupamento Fluvial e contou com representantes da Capitania dos Portos, do Grupamento de Fuzileiros Navais de Belém, do Grupamento de Polícia Fluvial da Segup, além dos comandantes do Batalhão Tático, do Batalhão de Choque da PMPA, do 2º Batalhão da PM, do Regimento de Polícia Montada e da Diretoria de Polícia Comunitária da Corporação.