Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PRODUÇÃO

Sedap discute projetos com Movimento dos Pequenos Agricultores

Por Redação - Agência PA (SECOM)
22/08/2017 00h00

Cerca de 100 produtores familiares integrantes do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) estiveram nesta terça-feira (22) pela manhã na sede da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) para pedir apoio do Governo do Estado para a implantação de projetos produtivos em aproximadamente dez áreas de assentamento dos municípios de Santo Antônio do Tauá, Santa Isabel, Moju, Acará e Ulianópolis. O secretário Giovanni Queiroz recebeu uma comissão de líderes do MPA e se comprometeu a negociar a pauta de reivindicações junto com outros órgãos estaduais.

“Nossa Secretaria, assim como o governo do Estado, está sempre de portas abertas para ouvir as reivindicações dos pequenos produtores”, afirmou Giovanni  Queiroz. Durante o encontro o secretário apresentou aos agricultores o programa Pará Produtivo, em fase de implantação pela Sedap, e que vai estimular a produção de hortaliças e frutas inicialmente em onze municípios da região nordeste do Pará, mas que poderá ser aplicado como modelo para o desenvolvimento de projetos produtivos em outros municípios.

O MPA apresentou uma pauta de reivindicações relacionadas à regularização fundiária, assistência técnica, qualificação profissional, apoio para a mecanização das lavouras e para a criação de associações de produtores.  No próximo dia 13 de setembro, os líderes do movimento voltarão à Sedap para uma nova reunião, desta vez com a participação de representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), para dar encaminhamento às propostas.

Sobre a assistência técnica, o secretário Giovanni Queiroz fez questão de destacar que está trabalhando para fortalecer a Emater, que é o braço executivo das políticas elaboradas pela Sedap. “Sem uma assistência técnica forte, não há como ter crédito rural, nem produção e nem produtividade para os pequenos agricultores”, afirmou o secretário, acrescentando que, desde que assumiu a Secretaria, há sete meses, vem lutando para obter mais recursos para a Emater.

Giovanni Queiroz, inclusive, precisou sair no meio da reunião com os representantes do MPA para reunir-se com o secretário de Estado de Planejamento, José Colares, pra discutir a possibilidade de repasse de mais recursos para a Emater ainda este ano.