Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPORTUNIDADE

Seplan seleciona servidor para novo curso da JICA, no Japão

Por Redação - Agência PA (SECOM)
08/05/2019 14h08

Estão abertas, até o dia 13 de maio, as inscrições para o processo seletivo que vai escolher um servidor do Estado para o curso “Melhoria da Capacidade de Gestão de Resíduos Sólidos (Aplicação, Planejamento e Política)”. A programação ocorre parte no Brasil, em São Paulo e Brasília, e parte no Japão. A oportunidade é fruto de uma parceria do governo estadual, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), com a JICA (Japan International Cooperation Agency).

De acordo com o manual do programa oferecido pela JICA, o curso em questão fornecerá aos participantes “conhecimentos em instrumentos de política, tecnologias e participação de intervenientes relacionados à Gestão de Resíduos Sólidos (GRS), com base na experiência do Japão, através de palestras, exercícios e observações”.

O objetivo é “fortalecer a capacidade humana e institucional para a Gestão de Resíduos Sólidos (GRS)”. Para tal, durante o programa, cada participante deverá elaborar um plano de ação com medidas para se criar uma sociedade orientada à reciclagem necessária no contexto local. A expectativa é que, a partir de tal plano, o participante possa descrever o que fará após retornar ao seu país, com base no conhecimento adquirido durante as discussões levantadas ao longo do curso.

O período de realização do curso no Brasil vai de 18 a 24 de agosto deste ano. Já no período de 25 de agosto a 19 de outubro, os integrantes participarão das atividades no Japão. As passagens de ida e volta para o Japão, assim como as despesas com hospedagem, alimentação e gastos diários no país estrangeiro serão custeados pela JICA. 

Inscrição – Os interessados devem encaminhar, até o próximo dia 13 de maio, toda a documentação exigida pelo manual do programa (disponível aqui) para o e-mail claudia.nava@seplan.pa.gov.br. Maiores informações podem ser obtidas, no horário de 8h às 18h, através do telefone 3204-7529.

Após a recepção dos documentos pela Seplan, o material do participante selecionado a partir do cumprimento dos requisitos exigidos será encaminhado à JICA, responsável pela seleção nacional dos candidatos. O resultado final da seleção será divulgado pelo escritório da JICA, ou pela Embaixada do Japão, até 19 de junho de 2019.

Requisitos Essenciais

1) Atribuição atual: Funcionários do governo local / município e/ou governo regional encarregado de GRS; Funcionários do governo central e agências governamentais que apoiam os governos locais e regionais para melhorar a GRS.

2) Experiências em área relacionada: Ter três anos ou mais de experiência na área de gestão de resíduo sólido ou ter nível ou conhecimento equivalente.

3) Grau de escolaridade: Superior completo ou equivalente.

4) Língua: Ser fluente em português falado e escrito.

5) Saúde: Estar saudável mental e fisicamente para participar do programa no Japão. Não recomendamos a inscrição de gestantes, devido ao potencial risco para a saúde e a vida da mãe e do feto.