Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Gestores debatem incentivos à permanência do aluno na escola

Por Redação - Agência PA (SECOM)
22/08/2017 00h00

Quanto mais a escola investir na iniciativa de ouvir os estudantes, para compartilhar experiências dentro e fora do ambiente escolar, mais se evitará que jovens abandonem os estudos e entendam os benefícios do conhecimento, da capacitação para o mercado de trabalho e, acima de tudo, da formação da cidadania.

Essa foi uma das principais conclusões dos educadores da rede estadual pública de ensino nesta terça-feira (22), no segundo dia do Encontro de Gestores de unidades administrativas da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O evento, aberto na segunda-feira (21), pela secretária de Estado de Educação, Ana Claudia Hage, prosseguirá até esta quinta-feira (24), no auditório da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa), em Belém.

O secretário adjunto de Ensino da Seduc, José Roberto Silva, presidiu as atividades pela manhã. Os educadores assistiram ao documentário “Nunca Me Sonharam”, que expõe a realidade dos estudantes de Ensino Médio em escolas públicas do País.

Superação – Após ver o documentário, Elisana Silva Alves, gestora da Unidade Regional de Educação (URE 12), sediada em Itaituba, no sudoeste paraense, afirmou que “a escola precisa ser atrativa e eficaz para atender às demandas dos jovens”. Ela ressaltou que debates como esse promovido pela Seduc são fundamentais para que a escola possa superar-se na missão de contribuir para o desenvolvimento dos estudantes.

O gestor Kléber Barros, da Unidade Seduc na Escola (USE 15), em Ananindeua (Região Metropolitana de Belém), ressaltou que o documentário mostra a necessidade de os educadores acreditarem no jovem. “Nós, da rede pública, lidamos com o Brasil real. Temos que desenvolver e incentivar a relação de pertencimento do aluno com a escola, para que saiba que a escola pertence a ele”, acrescentou.

Durante a manhã os educadores também participaram de uma dinâmica sobre construção de propostas pedagógicas, a partir do conteúdo do filme, organizada pela professora Michely Alves, coordenadora de Ensino Médio da Seduc.

Ao final da programação, o diretor de Recursos Técnicos e Imobiliários da Seduc, José Ângelo Miranda, abordou a programação de obras e fluxo de informações entre as escolas e a Secretaria.