Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BELÉM

Polícia Civil prende acusado de arrombar veículos com aparelho bloqueador

Por Redação - Agência PA (SECOM)
08/05/2019 14h24

A Polícia Civil prendeu, nesta quarta-feira (8), Luiz Cezar Silva Barbosa de Sousa, 39 anos, em cumprimento a mandado de prisão preventiva, acusado de arrombar e furtar objetos de valor em carros, em Belém. Ele foi preso em sua casa, no bairro da Sacramenta, na capital paraense, por policiais civis da Delegacia de Polícia do Marco, responsáveis pelas investigações.

Luiz Cezar usava um aparelho conhecido como "chapolin" para bloquear o sinal da trava elétrica dos veículos. Ao ser preso, os policiais civis apreenderam o equipamento e um carro alugado pelo acusado, que se se passava por motorista de aplicativo para seguir as vítimas, cerca de R$ 700 em dinheiro e dois telefones celulares.

As informações foram apresentadas em entrevista à imprensa, na sede da Delegacia-Geral, em Belém. Segundo o delegado Duarte, Luiz Cezar agia da seguinte forma:

"Primeiro, ele faz o levantamento de uma vítima em potencial e fica aguardando, geralmente, em frente a escolas, estacionamentos de shoppings e de supermercados. Após a vítima sair do veículo, ele utiliza o aparelho para bloquear o sinal eletromagnético da chave do carro, no momento do travamento da porta do veículo, e espera a vítima sair do local. Em seguida, ele entra no carro e subtrai todos os objetos de valor de dentro do automóvel. Os objetos, depois, são revendidos", detalha o delegado. 

A autoridade policial ressalta que as investigações prosseguem para que sejam identificadas outras pessoas envolvidas no crime. Para o delegado, a expectativa é que, com a prisão de Luiz Cezar, outras vítimas o reconheçam e procurem qualquer delegacia para registrar boletins de ocorrência contra o acusado, para que novas investigações sejam realizadas. 

Diretor da Delegacia do Marco, o delegado Arthur Nobre explica que as investigações foram iniciadas depois que uma vítima procurou a unidade policial no final do mês de abril, para relatar que teve seu carro arrombado e, de dentro, objetos de valor foram saqueados. O fato ocorreu em frente a uma escola na Avenida Nazaré, em Belém. Imagens de câmeras de monitoramento obtidas no local ajudaram na identificação do autor do furto com arrombamento.

Segundo o delegado, o carro foi alugado pelo acusado pelo período de 18 de abril a 18 de maio. Em depoimento, o preso confessou que recebeu o carro sem película e que colocou a película nele para praticar os crimes. 

Como medida de precaução, o delegado orienta que as pessoas verifiquem se realmente a porta do carro ficou travada ao sair do veículo. "É comum num horário de pico, quando o pai vai levar seu filho na escola, não verificar se o carro trancou ou não. Ele aciona o alarme, escuta o barulho e já acha que o carro trancou. Com esse aparelho, mesmo acionando o barulho, ele impede o travamento do veículo. Então, é importante sempre, ao chegar à escola ou em qualquer estabelecimento, que cheque seu carro para ver se, de fato, está trancado. É uma atitude simples que evita uma série de transtornos", salienta.