Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SUSIPE

Obras melhoram estrutura da Colônia Penal de Santa Izabel

Por Redação - Agência PA (SECOM)
02/05/2019 17h24

A Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel (CPASI), unidade prisional da Secretaria do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe), passa por obras para proporcionar melhorias internas para os agentes e internos da casa. Vários setores da unidade foram revitalizados, outros construídos, com parte da obra já concluída. 

Dentre as instalações que passaram por obras está o bloco administrativo da unidade, que recebeu nova pintura. O refeitório dos agentes foi revitalizado e recebe os últimos ajustes e equipamentos para funcionamento, como itens de cozinha. Alojamentos também foram reformados. Além disso, um poço artesiano está sendo construído para melhorar a condição de vida da unidade e ampliar a oferta de serviços. 

De acordo com o diretor da unidade, Romildo Cunha, a CPASI estava há tempos sem manutenção e muitos problemas surgiram, principalmente, devido a superlotação. "Os procedimentos são difíceis, mas tudo tem sido feito para atendimento e custódia do interno, além de promoção da qualidade de trabalho dos agentes prisionais", afirma. 

A diretora de Logística, Patrimônio e Infraestrutura da Susipe, Kamila Costa, explica que mais de 7 milhões estão sendo investidos na construção de dois blocos carcerários. Segundo ela, haverá, ainda, a reestruturação dos blocos já existentes e, posteriormente, a restauração e ampliação da área de trabalho. "A importância está na promoção do bem estar social do interno, com isso diminuímos as fugas e aumentamos a qualidade de vida dele, promovendo uma mudança do cenário atual", afirma.

O coordenador de Engenharia e Arquitetura da Susipe, Nacib Jordy, diz que a CPASI é considerada a maior rota de fuga, por se tratar de um regime semiaberto. "Para evitar fugas, optamos por melhorar e ampliar a infraestrutura. Foram mais 400 vagas criadas, além da reforma dos blocos já existentes. Posteriormente, o objetivo é reestruturar a área de trabalho. Uma das principais obras foi a implantação de tratamento de esgoto".

Texto: Vanessa Van Rooijen