Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TAILÂNDIA

Mais de 160 pessoas são atendidas em ação de combate à hipertensão

Por Redação - Agência PA (SECOM)
25/04/2019 18h48

Foi um sucesso a ação realizada, nesta quinta-feira (25), pelo Hospital Geral de Tailândia, na mesorregião do nordeste paraense, que levou informações e serviços de saúde para centenas de pessoas, entre usuários, acompanhantes e à comunidade do entorno da unidade, em comemoração alusiva ao Dia Nacional de Combate à Hipertensão, lembrado na sexta-feira (26).

O evento de educação em saúde realizou palestras sobre sintomas, tratamento e prevenção à hipertensão, doença que afeta mais de 30 milhões de brasileiros. Segundo o Ministério da Saúde, apenas 10% fazem o controle adequado. Além de ser considerada a doença de maior prevalência na população brasileira, é a principal causa de morte no País.

Durante toda a manhã, profissionais dividiram-se para ministrar palestras nas áreas de atendimento do hospital, envolvendo usuários, acompanhantes e colaboradores. Houve também distribuição de folder sobre o tema. Na área externa, a comunidade contou com a assistência para aferição de pressão e teste de glicemia. Foram 165 atendidos, entre homens e mulheres.

De acordo com o Ministério da Saúde, a hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença que ataca os vasos sangüíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar paralisação dos rins. Ocorre quando a medida da pressão se mantém freqüentemente acima de 140 por 90 mmHg.

A doença é herdada dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, entre eles: fumo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, grande consumo de sal, níveis altos de colesterol e falta de atividade física.

Sintomas – Dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.

Diagnóstico – Medir a pressão regularmente é a única maneira de diagnosticar a hipertensão. Pessoas acima de 20 anos de idade devem medir a pressão ao menos uma vez por ano. Se houver hipertensos na família, deve-se medir no mínimo duas vezes por ano.

Prevenção e controle – A pressão alta não tem cura, mas há tratamento e pode ser controlada. Somente o médico poderá determinar o melhor método para cada paciente, mas além dos medicamentos disponíveis atualmente, é imprescindível adotar um estilo de vida saudável com peso adequado, hábitos alimentares saudáveis, não abusar do sal, atividade física, evitar tabagismo e moderar consumo de bebida alcoólica

Com 52 leitos, o HGT oferece assistência de baixa e média complexidade para uma população da mesorregião do nordeste paraense estimada em 300 mil habitantes.

O hospital é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Serviço:

O Hospital Geral de Tailândia fica na Avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-3121.