Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HOSPITAL REGIONAL DO LESTE

Projeto de qualidade de vida auxilia no combate a hipertensão arterial

Por Redação - Agência PA (SECOM)
26/04/2019 10h05

Hoje, 26 de abril, é o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial. A data foi instituída no calendário nacional do país no ano de 2002, por meio da Lei Federal 10.439/2002, dada a relevância do tema no âmbito da saúde pública. Atualmente, segundo o Ministério da Saúde, 30 milhões de pessoas sofrem de hipertensão no Brasil e, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão, a doença é responsável por 300 mil mortes por ano, 40% dos infartos, 80% dos derrames (Acidente Vascular Cerebral - AVC) e 25% dos casos de insuficiência renal terminal.

A hipertensão arterial ou pressão alta, como é conhecida, é caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias e ocorre quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9). A pressão alta faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo. Em 90% dos casos, o problema é herdado dos pais, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, como o sedentarismo, a obesidade, o consumo elevado de sal, fumo, etc. Assim, a campanha nacional visa conscientizar as pessoas sobre a importância da adoção de hábitos saudáveis, alertando para os fatores de risco que podem, inclusive, levar à morte.

Em Paragominas, no nordeste paraense, o Hospital Regional Público do Leste (HRPL), desenvolve, desde o ano passado, um programa voltado para a melhoria da saúde e do bem-estar de seus colaboradores. A iniciativa foi do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do hospital que identificou, após o levantamento do perfil epidemiológico, realizado com mais de 80% dos funcionários efetivos, um número expressivo de pessoas com sobrepeso, algumas, inclusive, com quadro de obesidade mórbida, diabéticas e hipertensas. O resultado da pesquisa levou à criação do programa Qualidade de Vida do Trabalhador, que consiste na realização de diversas ações que incentivam mudanças no estilo de vida, adoção de hábitos saudáveis e a prevenção de doenças.

Além de atividades externas como, ciclismo, corrida e caminhada, realizadas em grupo, o hospital introduziu no programa a ginástica laboral, o ciclo de palestras educativas e a Quarta Vegetariana, que oferece, uma vez por semana, uma refeição mais saudável, à base de vegetais, soja e arroz integral. “Uma coisa que mudou muito depois que a gente começou a trabalhar a educação nutricional com os colaboradores foi o consumo de verduras, que aumentou significativamente, enquanto que o consumo de arroz diminuiu. Isso já é uma conquista!”, comemora Sueanne Pacheco, nutricionista e coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética (SND), do HRPL.

A equipe do Serviço de Nutrição e Dietética também é responsável pelo acompanhamento dos colaboradores que deram início, após a avaliação médica, a um novo estilo de vida. É o caso da técnica de segurança no trabalho, Laís Teixeira, de 26 anos. Motivada pelo programa, ela decidiu seguir um plano nutricional e começou a praticar atividade física. Em 30 dias ela perdeu 12 quilos, e segue firme na meta de perder mais 28kg nos próximos meses. “O mais difícil é começar. Na primeira semana eu sofri muito e pensei em desistir. Sentia muita fome, dor de cabeça e estresse. Agora já consegui me adaptar, mudei totalmente minha alimentação e não sofro mais por não comer o que eu comia antes”, afirma.

“Tudo é uma questão de escolha”, afirma a nutricionista. “O nosso papel enquanto profissional é orientar e prestar o nosso serviço, mas essa mudança depende única e exclusivamente de cada um dos colaboradores”, acrescenta.

O trabalho de conscientização para maior adesão por parte dos colaboradores ao programa Qualidade de Vida é constante, pois, além de contribuir para transformações no ambiente interno, o programa objetiva torná-los multiplicadores de informações tão importantes para a saúde daqueles com quem convivem.

Referência ­- O Hospital Regional Público do Leste (HRPL) presta assistência de média e alta complexidade para resolução dos casos mais graves dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), destinado a uma população estimada em 900 mil habitantes, de 23 municípios. O HRPL é referência no Pará como Centro de Atendimento de Urgência e Emergência às vítimas críticas em Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Serviço: O Hospital Regional Público do Leste (HRPL) está localizado na Rua Adelaide Bernardes, s/n, bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelos telefones (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.