Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TREINAMENTO

Detentos aprendem técnicas de compostagem para produção de adubo orgânico

Por Redação - Agência PA (SECOM)
26/04/2019 18h55

Detentos da Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel, na Região Metropolitana de Belém, participaram de um treinamento de compostagem orgânica, promovido pela Diretoria de Reinserção Social (DRS), da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe). A atividade de capacitação profissional, realizada na manhã da última quarta-feira (24), foi destinada a 12 internos e 15 técnicos da Coordenadoria de Trabalho e Produção da Susipe.

Os participantes aprenderam a tecnologia de preparo do composto orgânico a partir de insumos naturais. Segundo o diretor da DRS, EdWilson Nascimento, o diferencial da produção de adubo natural é utilizar uma técnica com baixo custo para a geração de um produto altamente comercial e rentável. "Após a compostagem, está formatada a pilha de adubo que ficará pronta após um processo que dura 90 dias. Teremos, então, o adubo orgânico finalizado e pronto para ser utilizado nas práticas agrícolas das unidades, assim como ser utilizado para fins comerciais", informou o gestor.

Aprendizado - Para o interno Pedro Duarte Fárias, um dos participantes do treinamento, "é importante saber que da terra conseguimos tirar a matéria-prima para fazer a compostagem. Eu sempre gostei de trabalhar com agricultura, e quando sair daqui vou voltar a trabalhar com a minha terra no interior, e utilizar todas as técnicas que aprendi nesse curso".

Com a prática será possível produzir adubo orgânico a partir da matéria-prima encontrada com facilidade no Complexo de Santa Izabel, uma vez que o terreno é rico em nutrientes, como potássio e fósforo. Cada pilha produzida tem rendimento médio de 160 kg. O preço do quilo é comercializado a R$ 7,00.

O treinamento, chamado de "On the Job", foi ministrado pelo próprio diretor da DRS, junto com o engenheiro agrônomo Dimitri Queiroz, da Susipe. Segundo ele, “a compostagem é uma sequência de atividades, onde vai ser combinada a utilização de fezes dos animais com material verde, com o objetivo de obter uma massa que pode ser utilizada para adubação orgânica, o húmus. Nesse processo é possível agregar tanto a qualidade do meio ambiente como a recuperação de solo, usando restos de vegetais que temos nos quintais, casca de ovo, casca de banana, ou qualquer material verde com esterco de animal. Para os internos, a capacitação também mostra a importância da conscientização ambiental, já que com o que seria descartável pode se tornar algo produtivo e uma opção de negócio".

O treinamento em compostagem também foi uma oportunidade de capacitação profissional e geração de emprego e renda. "Os detentos podem, ao sair do sistema penal, usar essa técnica e comercializar o adubo orgânico para garantir seu sustento e de suas famílias", acrescentou o diretor. (Por Vanessa Van Rooijen).