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SAÚDE PÚBLICA

Santa Casa é referendada como Acreditação Plena, ONA Nível 2

Por Redação - Agência PA (SECOM)
24/04/2019 17h43

Em dezembro de 2018, a Santa Casa foi recomendada ao Comitê de Certificação do Instituto Qualisa de Gestão (IQG) para a Acreditação Plena, ONA Nível 2, destinada a instituições que, além de atenderem aos critérios de segurança, apresentam gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades. A instituição recebeu a Certificação ONA Nível 2, com a notificação de que receberia uma visita de avaliação em três áreas do hospital no mês de abril de 2019.

Esta semana, técnicos do IQG vieram checar a evolução dos setores do hospital para referendar a certificação.

Para o presidente da Fundação Santa Casa, Eduardo Amoras, a manutenção do certificado de Acreditação Plena é uma conquista de todos os servidores que estão integrados e preocupados com a missão da instituição, que é cuidar da saúde das pessoas gerando conhecimento; assim como com a visão de ser um hospital público de excelência, com reconhecimento nacional em gestão, assistência e ensino, de forma segura e sustentável.

“Isso quer dizer que estamos não só como gestão, mas como cada um de nós servidores, trabalhando como uma engrenagem para que a grande máquina instituição traga essa melhora para o nosso cliente, que é o paciente do Sistema Único de Saúde atendido na Santa Casa”, afirmou Amoras.

O presidente da Santa Casa também destacou que, atualmente, a Fundação é o único hospital com gestão totalmente pública no Estado a ter recebido esse nível de certificação.

“Somos muito gratos ao Governo do Estado e a Secretaria de Estado de Saúde Pública por terem acreditado na equipe que está à frente da direção da Santa Casa e nos nossos servidores, para que a gente conseguisse alcançar essa meta”, concluiu o presidente.

O que é ONA?

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é uma entidade não governamental que certifica a qualidade dos serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente. Tem como instrumento base de sua metodologia o Manual Brasileiro de Acreditação, aplicado pelo IQG para avaliação de instituições de saúde que buscam utilizar o processo para aprimorar seus serviços e alcançar a excelência. O processo de acreditação é voluntário, ou seja, é a organização, serviço ou programa da saúde que manifesta o interesse em ser avaliado.

A Santa Casa manifestou esse interesse, e contratou o Instituto Qualisa de Gestão (IQG), que é uma Instituição Acreditadora que tem como missão disseminar os conceitos da gestão de qualidade no Brasil e na América Latina, sempre orientados pelo compromisso com a manutenção da competitividade e sustentabilidade nas instituições prestadores de serviços em saúde. Essa certificação pode ocorrer em três níveis: Acreditado, Acreditado Pleno e Acreditado com Excelência.