Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Encontro debate avanços na qualidade do ensino público

Por Redação - Agência PA (SECOM)
24/08/2017 00h00

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) encerrou, na manhã desta quinta-feira (24), o 3º Encontro de Gestores da secretaria, que teve início  na última segunda-feira (21). Cerca de 80 gestores das Unidades Seduc na Escola (USEs) e Unidades Regionais (UREs), além de servidores da sede, participaram do evento, que teve como principal objetivo potencializar as ações da Seduc para melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Estado.

Ao fezer um balanço, o secretário adjunto de Ensino da Seduc, José Roberto da Silva, avaliou positivamente o encontro: “Faltam cerca de 60 dias para o início da Prova Brasil, e chamamos os gestores para mostrar os avanços que obtivemos, por exemplo, no Sistema Paraense de Avaliação Educacional (SisPAE) do ano passado; os nossos dados educacionais de maneira geral e a necessidade de continuarmos na direção de melhorar o rendimento dos alunos, a frequência deles e a diminuição dos casos de abandono”.

Antes desse encontro, a Secretaria Adjunta de Ensino (Saen) havia reunido com os coordenadores pedagógicos, com o mesmo objetivo: ampliar as ações de gestão que contribuam para a melhoria da qualidade da educação. “Esta é uma ação do Pacto pela Educação do Pará, cujos resultados esperamos ver concretizados, também, no Ideb de 2017”, pontuou o secretário.

Conselhos Escolares - Ainda pela manhã, os gestores receberam informações sobre comunicação e Conselho Escolar. O consultor jurídico da Seduc, Fagner Feitosa, tirou dúvidas sobre o funcionamento do Conselho Escolar. Ele disse que a Seduc está trabalhando para qualificar a gestão desses organismos. “Estamos propondo hoje que os gestores contribuam com o diagnóstico que está sendo realizado pela Coordenação de Ações Educativas Complementares (Caec)”, explicou.

De acordo com o consultor, a Seduc está identificando os problemas que envolvem os Conselhos, e vai desenhar soluções gerenciais e jurídicas gerais e para cada caso. “Escola com Conselho inativo perde recursos federais que poderiam estar sendo investidos na melhoria da educação. Daí a importância de sabermos a situação do Conselho de cada escola do Estado”. O levantamento de informações deverá ser concluído em até 30 dias.

Para Aline Santos, gestora interina da USE 2, que abrange 21 escolas, a iniciativa da Seduc ao promover o evento foi louvável. Para ela, embora realizem um trabalho administrativo, os gestores não podem perder o foco nos alunos. “É fundamental reunir os diferentes setores da Seduc, gestores e diretores, para que todos possam discutir as propostas de ações conjuntas que vão impactar a sala de aula, até porque o objetivo fim do nosso trabalho é o aluno. E essa reunião veio propor justamente isso: o equilíbrio entre o administrativo e o pedagógico para alcançarmos, cada vez mais, a melhoria da qualidade do ensino público oferecido pela rede estadual”, frisou.