Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEMANA DE QUALIDADE

Workshop no Hospital Regional do Marajó aborda segurança do paciente

Por Redação - Agência PA (SECOM)
17/04/2019 18h19

Mais de 260 pessoas, entre representantes da comunidade acadêmica, profissionais da saúde do município de Breves e funcionários, participaram do workshop sobre o tema “A qualidade na assistência em saúde é garantida com segurança e integração”, promovido pelo Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), nos dias 16 e 17 de abril. O workshop foi o segundo evento da programação intercalada da I Semana de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente, iniciada no dia 1° de abril, que será encerrada nesta quinta-feira (18). A ação envolve os públicos interno e externo para debater os desafios impostos pela segurança do paciente, como refinamento do processo de gestão de qualidade e humanizada.

Uma das participantes, a estudante do Curso Técnico de Enfermagem da Escola Profissional Ômega, Maiara Souza Jardim, 29 anos, definiu o evento como “muito gratificante. Obtive conhecimento mais elevado por conta dos bons profissionais que aqui trabalham. O workshop agregou muito para a minha vida profissional. É um acréscimo no meu currículo. Aprendi muitas coisas, que a gente só vê rapidamente em sala de aula”.

De acordo com a enfermeira da Gestão da Qualidade, Pâmela Mayara da Fonseca Primavera, a campanha tem uma série de ações, em tópicos ligados ao objetivo da Semana, que é conscientizar os profissionais da saúde para a relevância dos processos de assistência padronizados, bem executados e centrados na qualidade em saúde e atenção ao paciente. "A concretização desse evento é de extrema importância para o HRPM, pois tivemos a oportunidade de apresentar indicadores e ações de melhorias relacionadas aos incidentes, não conformidades e ouvidorias registradas por meio de notificações na instituição. Vários colaboradores, professores e estudantes de Breves e localidades vizinhas envolveram-se nas ações educativas, promovidas durante todo evento. Foi um sucesso!", afirmou Pâmela Primavera.

Divulgação - Para a diretora Assistencial do HRPM, Maria Aparecida Mastroantonio, a enfermagem tem papel fundamental nos processos que envolvem toda a assistência oferecida ao paciente. Segundo ela, a I Semana de Segurança do Paciente foi uma oportunidade de divulgar o trabalho oferecido à sociedade. “Ficamos muito felizes com a participação de alunos de Enfermagem, tanto de ensino médio como de graduação, além da valorização dos profissionais que atuam no nosso Hospital”, ressaltou.

A diretora executiva do Hospital Regional do Marajó, Rejane Xavier Gomes, explicou que a iniciativa tem o objetivo de dar continuidade às ações iniciais destinadas à mudança de cultura e de comportamento, em favor da saúde pública, segurança e qualidade de vida dos funcionários e usuários dos serviços oferecidos pelo HRPM.

“Recentemente, recebemos a manutenção como instituição Acreditada ONA I, cuja certificação é concedida para organizações que atendem aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais, o que só reforça a importância de aperfeiçoar, cada vez mais, os conhecimentos referentes aos protocolos de segurança do paciente no HRPM”, acrescentou a gestora.

Temas abordados – A programação incluiu os seguintes temas: “Segurança do paciente e qualidade”, pela enfermeira Pâmela Primavera; “Uso indiscriminado de antibiótico”, pelo enfermeiro do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Higor Tostes; “Saúde mental e contemporaneidade”, pela psicóloga Fabrina Galúcio; “Saúde do trabalhador”, pela técnica de Segurança do Trabalho, Cristina Braga; “Tuberculose”, pela enfermeira Gildeane Aquino; “Gripe e resistência à vacinação”, por Érika Barros, representante da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa); “Bem-estar- A importância da atividade física”, pelo educador físico Jusadaique Pinheiro, e “O que o mercado de trabalho busca no profissional?”, pela coordenadora de Recursos Humanos, Jéssica Viana.

O Ministério da Saúde escolheu o mês de abril para promover e reforçar a importância do debate sobre Segurança do Paciente. Por isso, o mês é denominado "Abril Pela Segurança do Paciente", em alusão ao lançamento do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), no dia 1º de abril de 2013, por meio da Portaria GM/MS, nº 529. 

A inscrição para o workshop ajudará centenas de usuários internados no HRPM, com a arrecadação de itens de higiene pessoal doados pelos participantes do evento. Entre os parceiros que participaram do workshop estão a Universidade Norte do Paraná (Unopar), Escola Técnica de Enfermagem Ômega, Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Breves, Hospital Municipal e funcionários.

Organização – A realização da I Semana de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente teve o apoio das comissões integradas - Comissão de Prevenção de Acidente (Cipa), Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) e apoio do Núcleo de Educação Permanente (NEP) e Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).

Com 70 leitos, o HRPM presta assistência de média e alta complexidade para resolução de casos graves de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Atende a uma população estimada em 300 mil habitantes, de sete municípios pactuados com o 8° Centro Regional de Saúde (8° CRS), composto por Bagre, Curralinho, Anajás, Portel, Melgaço, Gurupá e Breves.

Serviço: O HRPM dispõe de atendimento ambulatorial de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 h. O hospital está localizado na Avenida Rio Branco, 1.266, Centro. Mais informações: (91) 3783-2140/ 3783-2127.