Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PARQUE MUSICAL

Show de Arthur Nogueira terá participação de Fernanda Takai

Por Redação - Agência PA (SECOM)
18/04/2019 17h01

O cantor e compositor paraense Arthur Nogueira está de volta a Belém para realizar, no próximo sábado (20), o Projeto Itinerâncias, que inclui um show inédito na capital paraense, com a participação de Fernanda Takai, musicista e vocalista da banda Pato Fu, e um bate-papo musical gratuito sobre poesia e música. Toda a programação ocorrerá no Teatro Estação Gasômetro (no Parque da Residência), dentro do Projeto Parque Musical, mantido pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

Com um trabalho reconhecido e amplamente divulgado no Brasil, por seu álbum mais recente, "Rei Ninguém" (2017), disponível nos formatos CD e LP, o artista foi indicado ao Grammy Latino, e firmou seu diálogo com a poesia, que o identifica, segundo matéria publica em O Globo, como o "artista contemporâneo responsável por renovar a tradição dos poetas na canção brasileira", e também com compositores e instrumentistas de diferentes lugares do Brasil.

Arthur Nogueira já trouxe a Belém, para shows em diferentes ocasiões, o poeta e compositor Antonio Cícero, e a cantora e pianista Cida Moreira. Agora, é a vez de Fernanda Takai. “Tem uma música minha - que eu vou tocar nesse show - que se chama ‘Guamá’, e diz ‘o alento de partir é poder voltar’. Sempre que eu estou em qualquer cidade do mundo procuro por Belém, e a encontro de várias maneiras. Belém sou eu, Belém está em mim e me acompanha aonde quer que eu vá. Receber a Fernanda na minha cidade é muito simbólico”, contou Arthur Nogueira.

Em única apresentação, o artista será acompanhado pelos músicos Jacinto Kahwage (piano), Lucas Torres (guitarra) e Bruno Valente (violoncelo). O repertório reunirá canções de seus quatro discos, "Mundano" (2009), "Sem medo nem esperança" (2015), "Presente (Antonio Cicero 70)", de 2016, e "Rei Ninguém" (2017). Com Fernanda Takai, Arthur promete um passeio pelo repertório do Pato Fu, que considera sua "banda de adolescência", e algumas surpresas. "Ela sugeriu cantar, pela primeira vez, uma música minha", antecipou.

Fernanda Takai conta que sua relação com o Pará vem desde a infância, quando ganhou de seu pai um álbum do cantor Pinduca. “Eu escutava ‘Sinhá Pureza’ desde criança. Pinduca mostra como a música brasileira tem viço, alegria. A letra é simples, bonita e marcou muita gente da minha geração. Eu gostaria de vir mais ao Pará, pois todas as vezes em que estive no Estado foram shows muito especiais. Além de conhecer alguns artistas da terra, adoro a culinária de vocês. É sempre uma profusão de texturas e sabores”, disse Fernanda, informando que conheceu “Arthur há alguns anos, e percebo o cuidado que ele tem com a qualidade lírica e tudo o que envolve sua caminhada artística”.

Música e poesia - Aos 30 anos, Arthur Nogueira busca com a música não só proporcionar momentos de entretenimento, mas divulgar a obra de grandes autores e, dessa forma, incentivar o hábito da leitura. Desde Vinícius de Moraes (1913-1980), muitos poetas passaram a atuar também como letristas, dando início a uma tradição imprescindível para a riqueza da música brasileira. Com músicas interpretadas por Gal Costa e Fafá de Belém, Arthur Nogueira faz de sua música pop um elo entre a tradição e a modernidade, lançando um olhar particular à obra de poetas de diferentes gerações. Em seu trabalho, o músico reúne, por exemplo, poemas de autores estrangeiros, como Adonis (Síria) e Rose Ausländer (Romênia), e brasileiros, como Antonio Cícero (RJ) e Eucanaã Ferraz (RJ).

A programação "Itinerâncias", que tem patrocínio do Banco da Amazônia, inclui uma contrapartida social cujo objetivo é despertar em jovens de diferentes faixas etárias o interesse pela poesia e pela música. Por isso, o artista se propõe a realizar, em abril, na Capela do Espaço São José Liberto, em Belém, um bate-papo musical gratuito, incluindo números de voz e violão, voltado, sobretudo, a jovens estudantes. Durante o encontro, Arthur Nogueira cantará, contará histórias de sua carreira e da música brasileira, falará sobre as relações entre poesia e canção popular e compartilhará seus métodos e inspirações para o ofício da composição.

Estímulo - Oferecendo ao público uma programação musical eclética, com artistas locais e nacionais, o Projeto Parque Musical oferece aos artistas acesso ao teatro com isenção de taxa, estimulando o circuito musical da cidade. Os ingressos são vendidos a preços mais baixos do que nas casas de shows comerciais, e a bilheteria é quase 100% do artista.

Para participar do “Parque Musical” é preciso apresentar um projeto à Diretoria de Cultura da Secult. A nova gestão da Secretaria pretende lançar, em breve, um edital de pautas, com possibilidade de incentivo ao artista para a produção de shows.

Serviço: O Projeto Parque Musical apresenta “Itinerâncias”, que inclui o show "Arthur Nogueira convida Fernanda Takai" e um bate-papo musical gratuito sobre poesia e música, no dia 20 de abril (sábado), às 20 h, no Teatro Gasômetro, no Parque da Residência (Avenida Governador Magalhães Barata, 830, São Brás). A classificação é livre e a realização é do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura. A bilheteria abre às 17 h do dia do evento, e a distribuição dos ingressos para pessoas com direito à gratuidade será no mesmo horário. Valor: R$ 20,00 (inteira), com meia-entrada. Mais informações: (91) 4009-8474.