Mais 130 servidores concluem cursos na Escola de Governança do Estado
Cerca de 130 servidores receberam, nesta sexta-feira (12), os certificados de conclusão de cursos ofertados pela Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA) no período de 8 a 12 de abril. Os cursos foram Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Municípios (Siafem Operacional), Licitação e Contratos na Administração Pública e Elaboração de Projetos e Captação de Recursos.
A instituição contemplou, desta vez, além da região metropolitana, servidores de Redenção e Barcarena. Uma das concluintes foi a servidora Vera Taborda, que trabalha no departamento de Contratos da Prefeitura de Redenção. Ela agradeceu a oportunidade e disse que o curso foi de grande importância para sua vida profissional.
“Foi ótimo, porque a gente adquiriu conhecimento na área, processos que eu não dominava, então, aprendi bastante coisas novas. Foi muito importante para mim e para o meu setor. Vou levar muito conhecimento para o meu departamento”, ressaltou.
Com o objetivo de qualificar as pessoas para melhorar o atendimento, pensando em um serviço de qualidade, que atenda de fato as demandas que o governo tem, a EGPA acredita que um servidor bem formado terá mais condições de prestar um serviço de melhor qualidade na capital e no interior.
“É extremamente agregador, porque você pode verificar a materialização da capacitação técnica pela missão institucional da EGPA. Você vê o ciclo hermenêutico acontecendo justamente na produção da gestão de conhecimento em salas de aula e na prática de estudo de campo. Isso é fenomenal”, disse o professor do curso de Iniciação de Contratos Administrativos, Ítalo Neves, que ministra o assunto durante os cursos.
Para a diretora da Escola de Governança do Pará, Evanilza Marinho, é muito gratificante conseguir atender servidores da capital e de prefeituras de municípios distante. “Estamos indo ao interior, mas o pessoal também tem vindo à escola participar. Isso é super importante, a gente vê a carência que interior tem também de vir, de ser formado, de ser qualificado para desenvolver o seu trabalho”, destacou.
A psicóloga Izabel Esteves Pereira, que concluiu o curso de Licitação e Contratos na Administração Pública, está na expectativa de fazer o próximo e já indicou para colegas de trabalho a EGPA. “Foi muito positivo, vai dar uma visão muito boa para o que a gente está pensando em desenvolver na regional. O que é mais interessante é a visão de governança que o professor passou. Sai na esperança de conseguir colocar as coisas em ordem no setor”, afirmou.
A Escola de Governança Pública do Estado do Pará todo mês divulga os cursos ofertados para o período. São em torno de seis a oito capacitações, todos semanais, com carga horária de 20h, ministrados de segunda a sexta, com certificação e gratuitos. Para quem quer se inscrever é preciso entrar no site da EGPA, vê a oferta e escolher o módulo de forma presencial ou a distância.