Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAMPANHA

No Dia do Feirante, Ver-o-Peso recebe ação de saúde do homem

Por Redação - Agência PA (SECOM)
25/08/2017 00h00

Para celebrar o Dia do Feirante, nesta sexta-feira, 25, a Campanha Saúde do Homem aportou na maior feira livre do Brasil, o Ver-o-Peso. Promovida pelo governo do Estado para chamar atenção do sexo masculino para a necessidade do autocuidado, a ação contou com o apoio do médico ortopedista, José Guataçara Gabriel, para conversar com os feirantes sobre medidas preventivas de doenças como a diabetes e o Acidente Vascular Cerebral (AVC), principais responsáveis por morte natural entre os homens.  

Atualmente trabalham na área do Complexo do Ver-o-Peso, cerca de cinco mil pessoas. Dessas, 1.150 são feirantes, a maioria do sexo masculino, segundo informações do Instituto Ver-o-Peso, entidade que reúne toda a categoria. “É muito difícil, nós feirantes cuidarmos da nossa saúde, até porque trabalhamos muito, começamos de madrugada e não temos hora para terminar”, justificou o presidente da instituição, Mário Lima.

A ação começou pela seção de hortifruti e um dos primeiros a receber às orientação do médico foi o feirante, Manoel Rendeiro, mais conhecido como “Didi do Ver-o-Peso”, que trabalha no local há mais de 40 anos. “A hipertensão e a diabetes estão atacando todo mundo por aqui, porque na verdade, os homens principalmente, não costumam se cuidar. Eu, por exemplo, nem lembro a última vez que fiz um exame de sangue”, relatou.

Ao lado dele, o feirante Helito Modesto, de 76 anos, concordou e confessou que nunca foi a um médico. “Bem dizer, ainda não fui em nenhuma consulta de verdade, nem fiz exames preventivos”, contou ele que há quase cinco décadas atua na feira do Ver-o-Peso.

Durante toda a manhã, o médico orientou os feirantes sobre medidas preventivas para cuidar da saúde. “Os homens só costumam procurar ajuda médica, quando vê que não dá mais. E não precisa ser assim. Além dos exames básicos, é preciso manter uma alimentação saudável, caminhadas ou outras atividades físicas”, indicou o profissional.

Além de conversar com os feirantes, a ação distribuiu cartilhas com orientações e dicas de cuidados para ter uma vida mais saudável.

Campanha

A ideia de promover a campanha preventiva de Saúde do Homem surgiu a partir de dados do Ministério da Saúde, com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos quais afirma que os homens vivem, em média, sete anos a menos que as mulheres.

Lançada neste mês de agosto, a campanha foi a quinta promovida este ano pelo Governo do Estado. Os temas já abordados foram: “Combate à violência contra a mulher”, “Incentivo à Leitura”, “Combate à LGBTFobia” e de educação no trânsito “Todos pela Vida. Faça sua Parte”, envolvendo praticamente toda a estrutura do Estado de maneira integrada, direta ou indiretamente. Nesta edição, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e de Comunicação (Secom).

A campanha contou com a produção de cartaz, vídeo e uma página na internet (www.pa.gov.br/saudedohomem), com notícias, dados, outros vídeos e materiais da campanha para baixar.