Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
QUALIDADE NA SAÚDE

Santa Casa já realizou mais de 6 mil atendimentos em 2019

Por Redação - Agência PA (SECOM)
10/04/2019 14h46

A gestão da Fundação Santa Casa do Pará atendeu, nos três primeiros meses de 2019, 10% a mais do que o mesmo período do ano passado. As admissões hospitalares passaram de 5.540 para 6.076, garantindo ao hospital um desempenho importante para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o presidente da instituição, Eduardo Amoras, o resultado é fruto do empenho dos servidores na busca pela qualidade de atenção aos usuários que procuram atendimento na unidade.

“Durante este curto espaço de tempo, conseguimos habilitar, junto à rede de saúde mais dez leitos da UTI-pediátrica, que funcionavam, mas não recebíamos por esse serviço por conta de sua habilitação; conquistamos o certificado de funcionamento por mais um período junto ao Corpo de Bombeiros, habilitando a manutenção de serviços essenciais, além da retomada das obras de ampliação do laboratório e da área para a lavagem de vidros do Banco de Leite Humano”, destaca.

Para a gerente da triagem da Santa Casa, a enfermeira Carmem Peixoto, a responsabilidade dos profissionais do setor tem feito a diferença nos momentos de pico que tem passado o hospital, ao receber mulheres em busca de atendimento emergencial para terem seus bebês. Nos três primeiros meses de 2018 e 2019, os atendimentos estiveram em torno de 11 mil.

Em relação à quantidade de partos na maternidade do hospital, o crescimento em 2019 foi de mais de 16%, com 2.648 registros, entre normais e cesáreos, enquanto que no mesmo período do ano passado foram 2.274 partos. Outro setor que conseguiu aumentar sua produtividade foi o Banco de Leite Humano que, em parceria com o projeto Bombeiros da Vida, coletou 826 litros de leite materno neste primeiro trimestre, 12% a mais do que em 2018.

O atendimento no complexo ambulatorial da Fundação Santa Casa tem crescido significativamente nos últimos anos. Uma prova disso é o universo de procedimentos com consultas em especialidades, como pré-natal de alto risco, hepatologia clínica, reumatologia, endocrinologia infantil, pediatria do prematuro entre outros. Neste primeiro trimestre, foram 37.165 mil atendimentos ambulatoriais, um crescimento de mais de 10 comparado a 2018, quando foram realizados 33.376 mil atendimentos.

Cirurgias e exames – De janeiro a março deste ano, foram 1.202 procedimentos cirúrgicos, um crescimento de mais de 10% em relação a 2018, quando foram realizadas 1.083 cirurgias. Para dar suporte aos atendimentos realizados na instituição, usuários do SUS tem podido realizar exames pelo Setor de Diagnóstico por Imagens e Endoscopia, como ultrassonografia, raio-x e ressonância.

De janeiro a março de 2018, foram realizados 15.274 exames. No mesmo período, em 2019, a Santa Casa realizou 23.101 procedimentos de imagens. Um crescimento significativo de mais de 50% no aporte aos atendimentos médicos, tanto dos pacientes internados, como daqueles que são atendidos pelos ambulatórios do hospital.    

No laboratório de análises clínicas, que atende tanto os pacientes do ambulatório como os que estão internados, o movimento de crescimento também foi crescente, em torno de 10%. No primeiro trimestre de 2018, foram 270.594 mil exames realizados, enquanto neste ano foram 290.500 mil exames. Para a moradora de Capanema, nordeste do estado, Angélica Lima, “o serviço é muito importante para quem precisa de um atendimento de saúde de qualidade, tão carente na área pública. E isso nós, ainda, conseguimos encontrar aqui”.