Comunidade portuguesa convida governador para missão empresarial
O governador Helder Barbalho recebeu na noite desta segunda-feira (8), no Palácio do Governo, em Belém, a visita de membros do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Pará, que representa sete associações envolvidas com as questões desse segmento no Estado, entre as quais a Tuna Luso Brasileira, Grêmio Literário Português e Beneficência Portuguesa, todas entidades centenárias.
Na ocasião, Helder Barbalho recebeu uma carteirinha de sócio do Grêmio Literário Português e um convite para compor uma missão empresarial da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil a Portugal, prevista para junho.
Segundo o presidente do Conselho, Luiz Otavio Rei Monteiro, a comunidade portuguesa no Pará conta hoje 12 mil membros oficializados no Consulado, embora a estimativa é de que seja muito maior, sendo a mais representativa do Norte do País. “Um dos pedidos que fizemos ao governador, inclusive, é que ele nos ajude porque estamos sem vice-cônsul de Portugal no Estado neste momento, o que é ruim para a comunidade”, explicou.
Já o presidente da Câmara Portuguesa de Comércio no Pará, Reginaldo Ferreira, convidou o governador para integrar a missão comercial que levará empresários paraenses às cidades portuguesas de Lisboa e do Porto, no próximo mês de junho. “Já realizamos algumas vezes essas missões, com bons resultados. Se o governador puder nos acompanhar, certamente será uma grande honra”, ressaltou.