Arquivo Público participa da 25ª edição do Projeto Circular
O Arquivo Público do Estado do Pará (APEP), instituição centenária vinculada a Secretaria de Estado de Cultura (Secult), apresenta ao público uma ótima oportunidade de conhecer a história e a memória da região amazônica. É que neste domingo (7), o Arquivo Público abrirá suas portas para integrar o Projeto Circular, que está em sua 25ª edição.
A APEP preparou para os visitantes uma exposição de cartografias de diversos períodos que integram o acervo da Instituição. São documentos originais e livros pertencentes ao Arquivo Público - alguns considerados raros. Será possível conhecer um pouco mais sobre uma das instituições arquivísticas mais importantes da Amazônia, obter informações sobre documentos históricos, serviços e projetos desenvolvidos no espaço.
Com 117 anos de existência, o Arquivo Público se consolidou como um dos principais locais de pesquisa do meio acadêmico. São cerca de 4 milhões de documentos que abrangem os períodos colonial, imperial e republicano, tornando essa documentação extensa e ímpar. A partir do acervo é possível compreender, por exemplo, a forma como se deu a ocupação da Amazônia pelos portugueses, as múltiplas vivências com os grupos indígenas, a introdução e o trabalho de etnias africanas, os conflitos e revoltas, as muitas transformações políticas, econômicas, sociais e culturais dos últimos quatro séculos. Documentos tão valiosos não podem ficar restritos ao conhecimento de poucas pessoas. Por isso, o público em geral está convidado a conhecer o Arquivo Público do Estado do Pará neste dia.
Projeto Circular - Surgiu da necessidade de revalorizar o Centro Histórico da Cidade de Belém e objetiva melhorar a apropriação e a utilização das estruturas e edificações da área, subutilizadas, sobretudo nos finais de semana, estimulando a criação e o fortalecimento de empreendimentos culturais e associados, desenvolvendo uma economia criativa e solidária, bem como o potencial turístico da região, garantindo o convívio e o bem-estar dos moradores, na busca pela transformação do perfil dos bairros históricos em atual estado de violência e degradação.
Serviço: Neste domingo (7), o Arquivo Público do Pará abrirá suas portas para integrar o Projeto Circular de 9 às 14h para receber o público do projeto circular. O APEP está localizado na Trav. Campos Sales, 273 (esquina da 13 de Maio) - Campina. Mais informações pelo telefone: (91) 4009-4350.