Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREVENÇÃO

Após revista, Susipe normaliza rotina no Centro de Recuperação Feminino

Por Redação - Agência PA (SECOM)
29/03/2019 22h52

Na segunda parte da revista realizada no Centro de Recuperação Feminino (CRF) em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, nesta sexta feira (29), foram apreendidos 17 celulares, 20 carregadores de telefones móveis e 22 estoques (armas artesanais). A ação ocorreu nos blocos 1 e 2, e no pavilhão do regime semiaberto, e contou com o apoio da Tropa de Choque da Polícia Militar. A operação foi a revista final do trabalho iniciado na última terça-feira (26), quando foram apreendidos 81 celulares e estoques.

O coronel Janderson Paixão, diretor de Administração Penitenciária da Susipe (Superintendência do Sistema Penitenciário), explicou que a ação foi resultado da nova portaria sobre casos de excepcional risco, e que após a conclusão do procedimento a rotina na unidade prisional foi retomada. “Com a nova portaria que regulamenta as providências a serem adotadas pela Diretoria de Administração Penitenciária em atos de subversão no cárcere, fugas, tentativas de resgate e rebeliões, pretendemos garantir a segurança, ordem e disciplina no cárcere. Essa é a meta da nova gestão e do Governo. Todas as atividades já foram retomadas no CRF, e os efeitos da portaria suspensos”, informou o diretor.

Desde janeiro, as revistas de rotina nas unidades prisionais foram intensificadas em todo o Estado, com o objetivo de apreender objetos ilícitos e evitar tentativas de fugas e resgate de presos. 

De acordo com o último balanço divulgado pela Assessoria de Segurança Institucional, em fevereiro, foram realizadas mais de 39 revistas na Região Metropolitana de Belém e no interior, que resultaram na apreensão de mais de 1.400 materiais ilícitos e proibidos nos presídios do Estado.

Procedimento - Após a fuga de três presas da Unidade Materno Infantil, a Susipe instituiu a Portaria 383/2019, que trata da adoção de procedimento para suspensão temporária de visitas, atendimentos médicos, atividade sociolaborais e demais ações socioeducativas nas unidades penais do Pará, em casos de excepcional risco.

“Com a nova portaria, as medidas passam a ser adotadas em todos os centros de detenção do Estado, em casos de risco excepcional. As revistas regulares são importantes para frustrar tentativas de fuga e coibir qualquer ato ilegal. Desta forma conseguimos manter a segurança nos presídios”, disse o diretor-geral Penitenciário da Susipe, coronel Mauro Matos.