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Centro de Reabilitação define com usuários melhorias no atendimento

Por Redação - Agência PA (SECOM)
31/03/2019 12h18

Ouvir os usuários para aperfeiçoar o atendimento e fortalecer a relação com a instituição. Esse é um dos principais objetivos da gestão compartilhada praticada no Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), que desde dezembro do ano passado promove reuniões mensais com usuários e seus acompanhantes para ouvir suas avalições sobre o atendimento. A iniciativa já gerou benefícios na assistência e na estrutura física, além de maior interação com a instituição.

Com a gestão compartilhada, a família da Pessoa com Deficiência (PcD) e o próprio usuário são fundamentais nas ações de inclusão, por isso devem ser inseridos no processo terapêutico. Na prática, essa metodologia está sendo aplicada durante reuniões com o diretor executivo do CIIR, José Luz Batista Neto, com apoio do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU).

Resultados - Entre os vários avanços obtidos com a gestão assistencial está a aquisição de 25 carrinhos de bebê, para auxiliar acompanhantes de crianças com deficiência, o que garante mais segurança e agilidade no deslocamento do usuário dentro do Centro, que possui cerca de 10 mil metros quadrados (m²) de área construída.

José Luz Batista Neto explicou que a ideia surgiu da troca de experiências durante as reuniões, nas quais a gestão sinalizou o risco de queda de crianças do colo das mães. “Isso faz parte do protocolo de segurança do paciente. Então, mapeamos essa necessidade, que foi ao encontro dos anseios dos acompanhantes e/ou cuidadores da PcD”, disse o gestor.

Outro resultado das reuniões mensais foi a redução do tempo de espera para consultas ambulatoriais em várias especialidades, por meio da subdivisão das consulta médicas durante a semana e a contratação de mais profissionais na área da assistência.

Também está em andamento a instalação de uma lanchonete, com alimentos saudáveis e preço acessível. O mais novo espaço funcionará às margens da Baia do Guajará, em ambiente claro e confortável, ofertando alimentos com produtos hipoalergênicos (com menores chances de causar alergia), sem glúten, tendo em vista a grande quantidade de usuários com desenvolvimento de alergias, especialmente autistas. “Nosso objetivo é contribuir ao máximo com a melhoria contínua no atendimento em atenção da rede de cuidado à pessoa com deficiência”, afirmou José Luz Batista Neto.

O CIIR oferece assistência global à Pessoa com Deficiência (PcD) de todas as faixas etárias. No Centro estão disponíveis diversas especialidades, tecnologias e estrutura de última geração, associadas à qualidade, segurança e humanização, para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os usuários podem ter acesso aos serviços por meio de encaminhamento das Unidades de Saúde, acolhido pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual, onde o pedido é analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação (Sisreg).

Serviço: O CIIR funciona na Rodovia Arthur Bernardes, 1000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157/58/59.